Biblioteca Municipal é reaberta na Casa da Memória

O acervo de 15 mil livros está à disposição da população no espaço cultural, novamente

A Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, de Cachoeiro, foi reaberta nesta quarta-feira (26), na Casa da Memória, na solenidade de entrega da reforma do imóvel, localizado na rua 25 de Março, Centro.

Realizada pela prefeitura como parte da programação da festa da cidade, a cerimônia contou com a presença do prefeito Victor Coelho e de diversas autoridades.

O extenso e variado acervo de 15 mil livros, que inclui clássicos da literatura brasileira e estrangeira, lançamentos e sucessos contemporâneos, obras de autores capixabas e também livros didáticos, está de novo à disposição da população no espaço cultural, que recebeu substituição de telhas, reposição de forro, repintura da parte externa e do interior do prédio e novas instalações elétricas. Além disso, o mobiliário, como mesas, cadeiras e a estantes expositoras das obras, também passaram por manutenção.

Na cerimônia, a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, agradeceu o empenho de todos que trabalharam pela renovação do local e expressou a satisfação de proporcionar o retorno dos serviços bibliotecários do maior acervo do município ao público.

“Faltam palavras para expressar a alegria deste momento. Sou muito grata a todos que nos ajudaram e se esforçaram para tornar esse momento possível, pois nós temos de nos unir para construir o que a cidade precisa. Sempre com o pensamento na coletividade”, ressaltou.

“Mais uma ocasião marcante para a história de Cachoeiro, pois recuperamos um prédio público de extrema importância para o município”, expressou o prefeito Victor Coelho, em sua fala. Ele também fez um agradecimento às equipes responsáveis pela restauração.

Acompanhada do neto, que estava encantado com a quantidade de livros, dona Celedyr Argeu Moraes salienta a felicidade da reabertura da Biblioteca Municipal na Casa da Memória e reforça a importância dos livros na vida da população, especialmente, das crianças. “Hoje, com a tecnologia, as pessoas estão deixando de sentir o gostinho do livro físico, do contato com as páginas. É compreensível que sejam outros tempos, mas os livros não podem ficar apenas na memória. E aqui, nesse lugar, as crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer obras incríveis”, disse.

Apoio à Academia Cachoeirense de Letras

Um dos espaços na renovada Casa da Memória agora é reservado às atividades da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

“Nós nunca tivemos um local tão aprazível, tão agradável como essa seção que nos foi cedida, dentro da Biblioteca Pública. A Academia tem mais de 50 anos de existência e sinto que, finalmente, ela tem o seu espaço. Isso nos deixa muito felizes”, comemorou a presidente da ACL, Marilene Depes.

Atividades culturais

Além da reabertura da Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, outras atividades culturais foram promovidas em comemoração à restauração da Casa da Memória.

Ao longo do dia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) organizou contação de história com a atriz Brenda Perim e apresentação de números artísticos de alunos do projeto Novos Talentos, desenvolvido pela Semcult, com oferta oficinas gratuitas de violão e canto e coral.