Crônicas

Biblioteca Municipal tem obras para conhecer Rubem Braga

Na última sexta-feira (12), Cachoeiro celebrou 111 anos do nascimento do escritor ilustre (1913-1990)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeirenses e visitantes que desejem conhecer mais sobre Rubem Braga, o maior cronista da literatura brasileira, podem conferir o acervo disponível na Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro.

Nesta sexta (12), Cachoeiro celebrará 111 anos do nascimento do escritor ilustre (1913-1990). No espaço literário, estão disponíveis, para empréstimo, alguns dos livros mais icônicos do escritor. Entre eles, “A borboleta amarela”, que aborda temas variados como viagens, sociedade e solidão. “O homem rouco”, “A traição das elegantes”, “Um pé de milho” e “200 crônicas escolhidas” também estão entre os títulos à disposição.

Há, também, a “Crônicas da guerra na Itália”, que Braga escreveu, após atuar como correspondente do jornal Diário Carioca, em 1944, na Segunda Guerra Mundial. É o registro importante de um escritor que testemunhou eventos decisivos do conflito, como a rendição de soldados alemães, em Fornovo di Taro, na Itália.

Na biblioteca, ainda há exemplares de obras que foram adaptadas por Braga, de autores como Oscar Wilde, Luís de Camões e Edmond Rostand.

Para aqueles que quiserem conhecer mais sobre a vida do cronista, a Biblioteca tem a biografia “Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar”, do jornalista e escritor Marco Antonio de Carvalho.

Empréstimo

Para pegar uma obra emprestada, é necessário residir em Cachoeiro. Caso seja o primeiro empréstimo, é preciso levar o documento de identificação, CPF e comprovante de residência para realização do cadastro. O empréstimo é por 10 dias.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Mais informações: (28) 3155-5272.