Legado

Bienal, teatro e ações culturais homenageiam Rubem Braga em Cachoeiro

Um dos principais eventos literários do Espírito Santo, em Cachoeiro, acontece a Bienal Rubem Braga
Foto: Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro, terra natal do cronista Rubem Braga, o munícipio realiza homenagens ao escritor por meio de nomeação de prédio público e ações culturais.

Bienal Rubem Braga

Um dos principais eventos literários do Espírito Santo, a Bienal Rubem Braga, acontece em Cachoeiro. O evento, um dos mais aguardados da cidade, conta com a participação de escritores e artistas que se destacam no país, até, internacionalmente.

A festa objetiva facilitar o contato do público com a literatura, incentivar as crianças e os jovens ao hábito da leitura, lançar novos autores e fortalecer a memória de Rubem Braga como um dos grandes nomes na literatura brasileira.

Casa dos Braga

Um dos centros culturais mais apreciados de Cachoeiro é a Casa dos Braga. Localizado na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, o espaço, aberto, gratuitamente, para visitação, contém ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte, como um retrato de Rubem pintado por ninguém menos que o grande compositor Dorival Caymmi.

Teatro Rubem Braga

A Prefeitura de Cachoeiro está trabalhando para recuperar e reabrir o Teatro Municipal Rubem Braga, parcialmente destruído pela última grande enchente que atingiu o município.

Inaugurado há mais de 20 anos, o espaço receberá ampla reforma, que o tornará um dos teatros mais modernos do ES, apto a receber grandes espetáculos.

Lei Rubem Braga

A Lei Rubem Braga é o principal mecanismo de fomento a novos projetos artísticos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim. Já viabilizou centenas de eventos e produtos culturais, ao financiar iniciativas de diferentes áreas artísticas.

Lançado em dezembro de 2023, o mais recente edital está com inscrições abertas, em que serão contemplados, pelo menos, 32 propostas em 11 segmentos, com orçamento máximo de R$ 18 mil cada, a serem desenvolvidas por artistas e entidades do município. No total, serão investidos R$ 650 mil.

Comenda Rubem Braga

Anualmente, durante as comemorações da Festa de Cachoeiro, a gestão municipal realiza a entrega das comendas Rubem e Newton Braga, concedidas a artistas, intelectuais, figuras públicas e personalidades ligadas ao município que tenham contribuído com seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.