Até 10 de dezembro

Cachoeiro abre inscrições para 3º Encontro Regional de Folias de Reis

Tradicional manifestação folclórica ocorrerá em 10 de janeiro de 2022
Foto: Márcia Leal/PMCI

Estão abertas, até 10 de dezembro, as inscrições o 3º Encontro Regional de Folias de Reis de Cachoeiro, marcado para o próximo dia 8 de janeiro. Os interessados devem encaminhar, por e-mail, os documentos previstos no Edital nº 017/2021, disponível em www.cachoeiro.es.gov.br/editais. Cada grupo selecionado receberá R$ 2 mil.

Entre os documentos indispensáveis estão: ficha de inscrição, conforme anexo III, devidamente preenchida, e indicação de conta bancária (corrente ou poupança) em nome do titular. Além disso, é importante enviar cópia dos documentos do proponente, incluindo Carteira de Identidade; CPF; comprovante de residência atual; PIS/PASEP; certidões negativas federal, estadual, municipal e trabalhista.

Todos eles deverão ser enviados pelo e-mail semcult.editais@gmail.com, até as 23h59 do dia 10 de dezembro de 2021. Após esse prazo, a comissão responsável terá até 10 dias para divulgar o resultado, listando até cinco grupos da região sul, que farão a apresentação do dia 8 de janeiro.

A classificação dos grupos obedecerá a três critérios: até 20 pontos para o portfólio do grupo; até 10 pontos para comprovação de participação em eventos em Cachoeiro e até 20 pontos para tempo de existência. Em caso de empate, haverá sorteio.

A programação prevê início das atividades, às 16h, na Catedral de São Pedro, bênção das bandeiras às 17h, e cortejo até a Praça de Fátima, na avenida Beira Rio, onde se apresentarão ao público, em reverência ao Presépio, no tempo máximo de 15 minutos para cada grupo.

Você conhece a Folia de Reis?

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica tradicional do sul do estado do Espírito Santo, ligada à Epifania do Senhor, ou seja, à adoração dos Reis Magos a Jesus. De forma festiva, eles incluem instrumentos musicais, como violões, violas, cavaquinhos, acordeões entre outros, para celebrar a data.