On-line

Cachoeiro Agência Virtual: acesse serviços municipais pela internet

Diversos serviços podem ser acessados por meio do portal da Prefeitura
Foto: Montagem/PMCI

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a recomendação é evitar locais com aglomeração de pessoas. Em Cachoeiro, os moradores têm acesso on-line a diversos serviços da Prefeitura, o que torna desnecessária a ida a repartições públicas, em muitos casos.

No site da administração municipal (cachoeiro.es.gov.br), a Cachoeiro Agência Virtual disponibiliza uma série de atendimentos e informações aos cidadãos, incluindo áreas específicas para empreendedores e servidores.

Da Secretaria Municipal da Fazenda, estão disponíveis serviços como emissão de certidão negativa de débitos, emissão da guia do IPTU, consulta do Cadastro Imobiliário e Mobiliário, consulta de dívida ativa, consulta ao calendário tributário, consulta de processos protocolados na Prefeitura, emissão de documento de arrecadação para doação ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), entre outros.

Para empreendedores, dentre as opções disponíveis estão: orientações para abertura de empresas, emissão do Alvará de Licença para Funcionamento, emissão da guia do ISS Fixo (serviços contábeis e profissionais autônomos), consulta à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), consulta de licenciamento ambiental, informações sobre compras públicas e sobre os incentivos fiscais para instalação de empresas.

Saúde

Na área de agendamento on-line da agência virtual, é possível fazer a marcação de procedimentos na rede municipal de saúde, como consultas com ginecologista e pediatra, exame preventivo (papanicolau), consulta de enfermagem para crianças (puericultura) – em todos os casos, para quem já tem encaminhamento da unidade básica de saúde.

Também está disponível a consulta de resultado de exames feitos no laboratório do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, a consulta da lista de medicamentos dispensados pela Farmácia Municipal e o Plantão de Farmácias nos domingos e feriados.

Servidor

Na agência virtual, os servidores da Prefeitura podem consultar o andamento de processos relativos à sua vida funcional, o seu contracheque e Instruções Normativas, além de imprimir formulários para requerimentos.

Ouvidoria

Solicitações de serviços municipais, denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informações e outras manifestações relacionadas à prefeitura de Cachoeiro devem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município, que disponibiliza o telefone 156, o e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br e o site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral.

Telefones

Os cachoeirenses também podem recorrer ao telefone para ter mais informações e evitar deslocamentos desnecessários até os setores municipais. No site da Prefeitura, estão disponíveis os números de todas as secretarias e autarquias.