A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aguarda a chegada das primeiras doses de vacina contra Covid-19 para iniciar a imunização no município. A Anvisa deu aval para o uso emergencial de dois imunizantes, neste domingo (17), e, segundo o governo estadual, as primeiras doses devem chegar às cidades capixabas no início desta semana.
Em Cachoeiro, serão contemplados, com as primeiras vacinas, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e pessoas com 60 anos ou mais que se encontram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e seus cuidadores. Para isso, o plano de vacinação do município prevê que a aplicação das doses, nesta fase, aconteça nas próprias ILPIs e nos hospitais e estabelecimentos de saúde que são referências para atendimento a casos de Covid-19.
A campanha foi tema de reunião do prefeito Victor Coelho e do vice-prefeito Ruy Guedes com equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Comunicação Institucional da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (18).
“Estamos preparados para começar a vacinação, só aguardando a chegada das doses. Temos os insumos e equipamentos necessários, equipes qualificadas e um plano de imunização com as estratégias traçadas”, afirma o prefeito, lembrando que o município adquiriu recentemente 12 novas câmaras de armazenamento de vacinas, que serão fundamentais para a campanha.
O prefeito salienta que, neste primeiro momento, a população não deve procurar as unidades básicas de saúde. “Estamos seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização, que prioriza esse público-alvo que vamos atender com as primeiras doses. Quando chegar o momento de atender, nas unidades de saúde, a Prefeitura fará uma ampla divulgação”, frisa.
Plano
Em fases posteriores da campanha, o município disponibilizará 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização.
O plano de vacinação municipal também prevê estratégias como busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e unidades do Programa Saúde na Hora.
Medidas preventivas devem ser mantidas
Mesmo com a vacina, as medidas sanitárias contra a Covid-19 devem ser mantidas. É preciso que a vacinação alcance um número muito grande de pessoas para que seja alcançada a chamada imunidade de grupo.
Por isso, a população não pode relaxar com os cuidados básicos: sempre usar máscara ao sair de casa; higienizar as mãos sempre que possível; manter o distanciamento social; não compartilhar utensílios pessoais; manter os ambientes limpos e ventilados; ficar em isolamento social, em caso de sintomas gripais.
“As medidas sanitárias, atualmente, aplicadas continuarão sendo imprescindíveis para conter o avanço da Covid-19”, destaca o prefeito Victor Coelho.
-
Tudo preparado