Cachoeiro alcança o primeiro lugar no ranking estadual de transparência pública

Foto: Divulgação/PMCI

No Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, divulgado divulgado nesta terça-feira (12) pela Transparência Capixaba, Cachoeiro de Itapemirim alcançou a primeira colocação.

Com a pontuação máxima de 100%, o município foi um dos 13 que alcançaram o nível “ótimo” – o mais elevado da avaliação. Cachoeiro divide a primeira colocação com outros quatro municípios que também conquistaram os 100 pontos: Afonso Cláudio, Vila Velha, Vitória e Colatina

A Transparência Capixaba avaliou os 78 munícipios do Estado, com base na metodologia da Transparência Internacional, que compõe o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

De acordo com a Transparência Capixaba, o levantamento deste ano apresentou uma mudança positiva em relação à transparência e governança pública nos municípios do Espirito Santo.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência e da participação social.

“O resultado de Cachoeiro no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública é motivo de muito orgulho e nos mostra como nossa gestão tem avançado significativamente no que diz respeito à transparência. Nosso comprometimento com a melhoria contínua permanece, pois o objetivo com esse trabalho é uma cidade cada vez mais conectada com os cidadãos”, salienta a Coordenadora de Controle e Transparência em exercício, Marina Gava.

“Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a governança pública, e este resultado foi possível através do envolvimento e da colaboração da alta gestão e das equipes de todas as secretarias municipais em prol da melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho continua, mas sem dúvidas esta é uma grande conquista para os cidadãos cachoeirenses”, expressa a controladora geral do município em exercício, Kédyma Marques.

“A transparência é um dos pilares da boa gestão pública, e estamos dedicados a fortalecê-la cada vez mais em Cachoeiro. Nosso objetivo é tornar dados e informações mais acessíveis e compreensíveis para todos os cidadãos, garantindo que tenham acesso e conhecimento pleno dos atos praticados pela administração municipal”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Para o prefeito, os investimentos em controle e transparência refletem uma gestão mais ética e responsável com os recursos públicos. Em Cachoeiro, já são sete anos sem registros de atos de improbidade administrativa.

Victor Coelho destaca, também, os recentes resultados que o município alcançou em outras áreas ligadas à governança pública, como a classificação máxima (A) no Ranking Siconfi de 2023, lista anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, que identifica e avalia a qualidade das informações contábeis e fiscais.