Iniciada nesta quarta (18)

Covid: Cachoeiro amplia vacinação para jovens com mais de 18 anos

Jovens demonstraram alegria e satisfação com a chegada da imunização
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (18), foi a vez dos jovens de 18 anos ou mais começarem a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, em Cachoeiro. Foram disponibilizadas mais de 7 mil vagas – rapidamente preenchidas – no primeiro agendamento on-line para este público, realizado na terça-feira (17). 

O dia, tão esperado pelos jovens, foi marcado pela emoção de quem enxerga, na vacina, a grande esperança para conter a pandemia do coronavírus.

“Estou muito feliz. Chegou o meu momento de receber a primeira dose, e foi mais rápido do que eu esperava. Agora, é aguardar a segunda dose, e esperar que, com a população vacinada, tudo volte ao normal”, declarou Lucas Moreira, 19 anos.

Mariana Carlette, de 20 anos, vacinou-se na Policlínica Municipal Bolivar de Abreu, e se diz confiante com o avanço da vacinação. 

“O sentimento é de esperança, hoje, vendo as pessoas da minha idade se vacinando. É sinal que a imunização está avançando rápido na cidade, e isso me deixa muito feliz. O importante agora é o pessoal não se descuidar dos protocolos de prevenção”, afirmou.

A imunização deque fez o agendamento na terça segue, até esta quinta (19), em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolivar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).

Novo agendamento.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá, nesta quinta, às 8h, um novo agendamento on-line para pessoas a partir dos 18 anos. Serão disponibilizadas mais 15 mil vagas para aplicação da primeira dose da vacina. A vacinação será feita na Policlínica, de sexta (20) a sábado (21), durante a ação “Viradão da Vacinação”, e também em unidades básicas de saúde, no sábado. O site para fazer a marcação é agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br

Segunda dose

A Semus pede para que a população fique atenta à data de retorno para recebimento da segunda dose (D2), que é registrada no cartão de vacinação, no momento da aplicação da primeira dose. A imunização só é realmente efetiva após completado o esquema vacinal, e o intervalo entre as doses pode variar, de acordo com o laboratório fabricante. Para quem recebeu a vacina de dose única da Janssen/Johnson & Johnson, não é necessário retorno.

Os cuidados devem continuar

Embora a vacinação contra Covid-19 esteja avançando no município e tenha trazido alívio para quem já foi imunizado, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de se continuar com os protocolos de prevenção, como evitar aglomerações, uso de máscara e higienização constante das mãos.