Imersão Smartcities

Cachoeiro anuncia novas soluções tecnológicas em evento sobre cidades inteligentes

Apresentação fez parte do primeiro dia do evento "Imersão Smartcities", que segue nesta quinta (6)
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, representada pelo prefeito Victor Coelho, participou, na manhã desta quarta-feira (5), de um evento sobre cidades inteligentes.

A “Imersão Smartcities”, que tem apoio da gestão municipal em sua realização, acontece até esta quinta-feira (6), no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI).

Na ocasião, o prefeito, que é um dos palestrantes convidados do evento, anunciou novos projetos para tornar o município cada vez mais moderno, sustentável e conectado com a população.

Um dos planejamentos apresentados foi a implementação de semáforos inteligentes nas principais vias da cidade. Conectados a câmeras de vídeo e sensores, esses equipamentos realizam a leitura do fluxo de veículos e programam sua abertura e fechamento, de forma a dar fluidez no trânsito, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo as chances de acidentes.

O sistema que será adotado em Cachoeiro é parecido com o que está sendo usado em Campos dos Goytacazes, município fluminense que o prefeito visitou nesta semana, para conhecer o funcionamento dessa solução inteligente.

Outro projeto que a administração municipal pretende implementar é a utilização de carros com tecnologia embarcada e inteligência artificial. Dotados de sensores, esses veículos são capazes de realizar um diagnóstico da cidade, como identificar buracos, defeitos na sinalização, mato, obstruções de vias, entre outros.

As informações são compartilhadas em tempo real com a administração pública, que distribui os dados para as secretarias competentes realizarem as ações necessárias para a solução dos problemas levantados.

Na área da saúde, Victor Coelho anunciou que o município está buscando viabilizar a implantação de um sistema de telemedicina, com a finalidade de ampliar a oferta de atendimentos à população, a partir da prestação remota de serviços.

“Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento de Cachoeiro por meio da implementação de tecnologias inovadoras,que nos permitirão tomar decisões mais eficientes, otimizar recursos e oferecer serviços de mais qualidade à população”, afirma o prefeito, lembrando que Cachoeiro é a 37ª cidade mais inteligente do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities de 2022.

Avanços

Durante sua apresentação na Imersão Smarcities, Victor Coelho também destacou pontos em que Cachoeiro já avançou, como a conectividade, com a disponibilidade de internet sem fio gratuita em espaços e prédios públicos.

Na área da saúde, o prefeito destacou a digitalização de processos, como agendamento on-line de consultas e acesso a resultados de exames médicos.

Além disso, hoje, a rede municipal de saúde conta com internet de fibra ótica em todas suas unidades de atendimento, o que permite maior integração entre os serviços oferecidos à população.

Na educação, o município disponibiliza notebooks para alunos e professores utilizarem durante as aulas, dinamizando as atividades pedagógicas e enriquecendo a aprendizagem. Também está implantando internet de alta velocidade nas unidades.

Outro importante ponto levantado por Victor Coelho foi a ampliação das opções de contato entre a população e a prefeitura, que disponibiliza, além de atendimento presencial e por telefone, um número de whatsapp para acolher demandas e aplicativos móveis para a solicitação de serviços.

O prefeito ainda destacou a ampliação, em andamento, do sistema de videomonitoramento do município, que passará a contar com 255 câmeras instaladas em locais estratégicos, e a Parceria Público-Privada (PPP) para expansão e modernização do sistema de iluminação pública, que entrará em operação em breve.