Referência nacional

Cachoeiro avança nas ações em parceria com o programa Educar Pra Valer

Assegurar a alfabetização na idade certa é uma das metas da iniciativa
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro segue em busca das melhores referências em práticas educacionais para serem aplicadas na rede municipal de ensino.

Nesta terça-feira (18), o prefeito Victor Coelho e a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, se reuniram com representantes do programa Educar pra Valer, que presta assessoria técnica gratuita aos municípios para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, visando assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

No fim de 2022, a Prefeitura aderiu ao programa, que passou a ter ações executadas no atual ano letivo. Elaborado a partir de uma experiência de sucesso no município de Sobral (Ceará), referência nacional em educação pública, o Educar pra Valer realiza um diagnóstico junto às administrações locais, para a construção de um plano de ação com foco na aprendizagem dos estudantes.

Com os resultados positivos observados na Região Nordeste, mais regiões aderiram à iniciativa, que já transformou a realidade de mais de 600 mil estudantes em 48 municípios brasileiros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro, servidores da pasta, como professores e pedagogos, já estão realizando formações e acompanhamentos de atividades do programa, obtendo conhecimentos técnicos para serem aplicados na rede de ensino do município.

“A adesão ao Educar pra Valer é uma excelente oportunidade de investir em melhores práticas educacionais, por meio de ações que trarão inúmeros benefícios à nossa rede de ensino, como a melhoria da qualidade dos processos pedagógicos, o aumento da eficiência da gestão escolar e a valorização dos profissionais da área”, frisou Cristina Lens.

“Estamos sempre em busca das melhores referências em gestão, que nos permitam aprimorar processos e melhorar os serviços prestados ao cidadão. Temos a certeza de que essa parceria com o programa Educar Pra Valer renderá excelentes frutos e impactarão, positivamente, o cotidiano de nossa comunidade escolar”, afirmou o prefeito.