Município convidado

Cachoeiro contribui com novo projeto do programa federal Criança Feliz

Oficina em Brasília reúne representantes de municípios de várias regiões do pais
Foto: Dilvulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim é um dos municípios convidados pelo Ministério da Cidadania a contribuir com um projeto piloto do programa federal Criança Feliz, que será dedicado ao acompanhamento às crianças afastadas do convívio familiar, vítimas de maus tratos, violência doméstica, abandono ou negligência.

Nesta semana, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participa, em Brasília, da oficina de formação para os profissionais que atuarão nesse novo projeto, nas diferentes regiões do país.

Cachoeiro foi convidado para poder compartilhar as experiências e a metodologia das ações pedagógicas que o município desenvolve no atendimento a crianças e gestantes vinculadas aos serviços de acolhimento institucional Recanto da Criança e Aprisco Rei Davi.

Por meio de reflexões, orientações técnicas e atividades práticas, a oficina trata sobre os direitos das crianças na primeira infância pelo convívio familiar e comunitário, socialização, funcionamento do sistema de acolhimento e desenvolvimento integral dos pequenos. Ao final, os participantes receberão certificado.

O projeto piloto terá três etapas, sendo a primeira a oficina formativa. O treinamento, que teve início nesta terça (12) e termina nesta quinta-feira (14), conta com a participação de representantes de outros municípios de seis estados.

A segunda etapa é a fase de implementação da metodologia pelos municípios, e a terceira fase é a avaliação dos resultados. Todo o processo se estende até o próximo mês de agosto.

“Estamos muito contentes com o convite que recebemos para compartilharmos nossa metodologia e ajudarmos o país na implementação de novas políticas públicas para a primeira infância. É um reconhecimento muito importante. Além disso, ao participar da oficina, nossos servidores retornarão com mais conhecimento e experiência para atuarem em favor das crianças do nosso município”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

O programa

A principal ação do programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços sociais com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

Parceria entre Prefeitura e governos estadual e federal, o programa foi implantado em Cachoeiro em 2017 e, atualmente, atende cerca de 120 famílias.