Notícias

Cachoeiro cria capacitação para desenvolvimento de inovações no setor público

Aula de abertura foi realizada nesta quinta (24); programa formará novas turmas a cada três meses

A Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) lançou, na tarde desta quinta-feira (23), um programa de capacitação continuada em liderança, gestão e inovação no setor público. É o Dataci in Company Training Program, cujo foco é fazer com que os servidores e empregados públicos da prefeitura desenvolvam soluções criativas e inovadoras nas mais diversas áreas da administração municipal, como saúde, educação e gestão interna.

Com o programa, são aplicados conteúdos programáticos e atividades práticas, em aulas semanais de cerca de uma hora de duração. As atividades serão desenvolvidas em três meses, com três módulos diferentes: Liderança, focado no desenvolvimento de habilidades pessoais; Gestão, direcionado a técnicas de planejamento e diagnóstico de desafios; e Inovação, voltado para a criação de soluções inovadoras.

Ao final, cada participante deverá entregar dois projetos escritos, sendo um com sugestão de resolução de problema em sua área de atuação e outro na administração municipal como um todo. Os projetos deverão ser apresentados para uma banca avaliadora.

O curso oferecido pela Dataci tem certificação da Federação Internacional das Associações dos Inventores e Inovadores, a maior instituição do setor do mundo, representada em 78 países. Os treinamentos serão ministrados por diretores da própria companhia pública municipal, e haverá também participação de especialistas em áreas específicas que trabalham na própria prefeitura na instrução de algumas atividades.

O lançamento na tarde desta quinta-feira, realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), contou como aula inaugural, contando com a presença de gestores da própria Dataci e da Semfa. As aulas serão retomadas na segunda semana de setembro com um número maior de participantes.

A intenção é que cada secretaria municipal indique pessoas para participar, formando novas turmas a cada três meses e, gradativamente, alcançando um número amplo de servidores da prefeitura.

“Diferentemente de um curso, que oferece treinamento em um determinado período de tempo e cujas técnicas aprendidas podem ou não ser aplicadas, o programa da Dataci visa a capacitação e acompanhamento continuado das ações. É iniciativa que trará muitos benefícios para prefeitura e para os próprios servidores, que terão um certificado de uma importante capacitação”, explica o diretor de Tecnologia de Gestão da Dataci e coordenador pedagógico do programa, Marcelo Vivácqua.

Para o diretor de Tecnologia da Informação da companhia, Marcelo Cornélio, o conteúdo do programa é de extrema importância e utilidade na vida das pessoas. “O objetivo é levar a reflexão sobre o estilo de liderança de cada um, proporcionando ferramentas essenciais para nortear e equilibrar seus atos em sua rotina pessoal e profissional”, completa.

“A cada três meses, o município contará com mais servidores capacitados e diversos novos projetos para a resolução de desafios enfrentados na administração municipal. O líder facilita, acompanha e avalia o desempenho de uma equipe. A liderança deve inspirar profissionalismo, ética e comprometimento para que os liderados busquem resultados cada vez mais satisfatórios”, destaca o presidente da Dataci e coordenador geral do programa, Carlos Henrique Salgado.