Cachoeiro avança com projeto de implementação de usina solar

Reunião nesta quinta-feira (18) apresentou estudos de viabilidade do projeto
Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim segue na direção de se tornar um município cada vez mais sustentável. Na tarde desta quinta-feira (18), uma equipe da gestão municipal, encabeçada pelo Prefeito Victor Coelho, participou de uma reunião em que foram apresentados os resultados do estudo de viabilidade do projeto de uma usina solar fotovoltaica no município.

Os estudos, realizados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), apresentaram resultados positivos que demonstram a possibilidade de aplicação do projeto em Cachoeiro de Itapemirim, com benefícios diretos e indiretos para o município e para a população local.

De acordo com os estudos apresentados, com a implementação da usina, é esperada uma economia de 45,31% para os cofres públicos municipais, com gastos relacionados à energia elétrica em edifícios e espaço públicos.

Agora, o Bandes dará início à etapa de desenvolvimento da modelagem do projeto de estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP), por meio do ES Inteligente – programa de parcerias e concessões públicas coordenado pelo banco.

Em caso de aprovação, a iniciativa segue para as etapas de consultas e audiências públicas, uma oportunidade para que a sociedade civil e o setor privado discutam o projeto.

“Essa iniciativa reflete nossa visão de uma cidade moderna e ecologicamente equilibrada, um objetivo para o qual temos dedicado nossos esforços. Ao aproveitarmos o considerável potencial de luz solar, em nosso município, buscamos gerar uma fonte de energia limpa e renovável. Além de contribuir para a sustentabilidade, a implementação desse projeto resultará em economia significativa de recursos públicos, que poderão ser direcionados para outras iniciativas em prol dos munícipes”, destaca o prefeito Victor Coelho.