Cachoeiro é destaque na edição 2023 do Prêmio Band Cidades Excelentes

Município foi representado pelo vice-prefeito Ruy Guedes durante a cerimônia de premiação
Foto: Divulgação/PMCI

Mais uma vez, Cachoeiro é destaque estadual em levantamentos que avaliam índices relativos à gestão pública. O município foi premiado, na manhã da última quarta-feira (22), na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Cachoeiro foi reconhecida na área de Sustentabilidade, que considera as iniciativas ambientais e sustentáveis dos municípios, do ponto de vista da gestão pública, com foco na preservação do meio ambiente.

Nesse quesito, foram avaliados 11 indicadores: Arborização urbana; Atendimento à coleta seletiva urbana; recuperação de materiais recicláveis; Perdas na distribuição de água; Veículos com baixa emissão de poluentes; Concentração de focos de calor. Emissão de gases de efeito estufa por habitante; Consumo médio de água; Segurança hídrica; Gestão de riscos e desastres e Impacto Ambiental.

Presente para representar o município e receber a premiação, o vice-prefeito Ruy Guedes Barbosa destacou a importância das iniciativas voltadas ao crescimento ordenado e sustentável dos municípios

“É mais um importante reconhecimento para Cachoeiro. Nossa cidade tem se dedicado a promover um desenvolvimento sustentável, e esse prêmio na área de Sustentabilidade reforça o compromisso que temos com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas, na construção de um futuro melhor para as novas gerações”, destaca.

“Este prêmio é o resultado do esforço coletivo para tornar Cachoeiro um lugar melhor para se viver. A sustentabilidade não é apenas uma palavra, mas uma prática diária que adotamos em nossas políticas públicas. Vamos continuar trabalhando para promover um desenvolvimento equilibrado, preservando nosso meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida aos nossos cidadãos”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Outras categorias

Além de conquistar a premiação na categoria Sustentabilidade, Cachoeiro de Itapemirim também se destacou em outras avaliações do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023.

O município alcançou o segundo lugar nas categorias: Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Saúde e Bem-Estar e na Avaliação Geral de excelência, além do terceiro lugar na avaliação de Educação.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em parceria com o Instituto Aquila. Tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.