Crescimento

Cachoeiro fechou 2021 com o maior saldo de empregos dos últimos 20 anos

Município também foi o quinto do estado com melhor resultado no mercado de trabalho no ano passado
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim fechou 2021 com saldo positivo de 3.337 postos de trabalho criados, o melhor resultado do município nos últimos 20 anos. Os dados são da série ajustada do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) a partir do ano de 2002.

Antes, o melhor saldo do município havia sido em 2006, com 3.196. Cachoeiro também registrou, no ano passado, o quinto melhor resultado no Espírito Santo, ficando atrás apenas de quatro cidades da Grande Vitória: Serra (9.499), Vitória (7.281), Vila Velha (5.930) e Cariacica (3.617).

Nos últimos anos, Cachoeiro tem vivenciado um grande crescimento no mercado de trabalho. Em 2016, foi registrado o pior saldo desde 2002, com -2.640. O saldo passou para -1.076 em 2017, -738 em 2018 e saltou para 742 em 2019. Somente em 2020, primeiro ano da pandemia, o município teve nova queda, com saldo de -30.

“Desde 2017, temos realizado diversas ações para atrair novos empreendimentos e desburocratizar o processo de abertura de novos negócios, além de dar apoio aos pequenos empreendedores. Os dados apontam para essa nova realidade de Cachoeiro, com um município com mais capacidade de atrair novos negócios e gerar emprego e renda”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

“Considerando que ainda estamos na pandemia, com todas as implicações disso para as atividades econômicas, esse resultado de 2021 foi extraordinário. Pensamos no desenvolvimento do município de forma global, e ações como a atualização do Plano Diretor Municipal também têm um impacto imenso no crescimento econômico”, completa o prefeito Victor Coelho.