No Alto Independência

Cachoeiro ganha novo Centro de Referência de Assistência Social

Nome da unidade é José Mário Ribeiro, uma homenagem póstuma a morador da região; familiares participaram da inauguração
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na noite da última segunda-feira (10), a Prefeitura de Cachoeiro realizou a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Alto Independência. A solenidade ocorreu na própria unidade, situada na rua Cleber França.

Com um investimento de R$ 915.613,96, o novo Cras se torna um ponto de referência no atendimento social para os moradores de uma ampla região, englobando os bairros Coronel Borges, São Luiz Gonzaga, Alto Independência, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Santa Helena, Nossa Senhora da Penha, Ibitiquara e Ferroviários, além do distrito de Gruta e da localidade de Timbó.

Presentes, na cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, e o prefeito Victor Coelho destacaram os avanços na rede municipal de proteção social básica nos últimos anos.

“É o oitavo Cras de Cachoeiro, com outro já em construção, no distrito de Soturno. Esse é um equipamento público importantíssimo de apoio e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social, que nos permite trabalhar políticas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, afirmou a secretária.

“Este é um marco importante no fortalecimento da nossa rede de assistência social. Estamos comprometidos em entregar novos espaços e revitalizar os que já existem, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, para dar suporte ao público que necessita de apoio, promovendo a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo”, afirmou o prefeito.

No local, as famílias em situação de vulnerabilidade social participarão de atividades e serão acompanhadas, por meio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como ocorre nos outros Cras do município.

A unidade também servirá como porta de entrada para novos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e para acesso a programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O atendimento será realizado por demandas espontâneas e, quando necessário, será feito o acompanhamento de famílias com base em um conjunto de intervenções, continuadas e pactuadas entre a equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir direitos e cidadania.

Fachada do novo Cras

Homenagem

O Cras do Alto Independência foi batizado de “José Mário Ribeiro”, morador e representante comunitário do bairro, que dedicou anos de sua vida na luta pela promoção dos direitos sociais em Cachoeiro. Familiares do homenageado, já falecido, participaram da cerimônia de entrega da unidade.

Espaços renovados

Além do novo Cras, no bairro Alto Independência, a Prefeitura Municipal também está construindo uma nova unidade no distrito de Soturno, que será referência, também, para famílias de localidades vizinhas. Os bairros Zumbi e Alto União tiveram suas unidades, totalmente, renovadas, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os moradores como para os servidores.