Mais de 200 câmeras

Cachoeiro inaugura Centro de Governança Municipal com novo videomonitoramento

Complexo abriga novo sistema de vigilância com mais de 200 câmeras espalhadas pela cidade
Foto: Divulgação/PMCI

Na manhã desta terça-feira (1), a Prefeitura de Cachoeiro deu mais um importante passo rumo ao fortalecimento da segurança pública no município, com a inauguração do Centro de Governança Municipal. A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes das forças policiais.

Situado no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”, o complexo abriga uma moderna central de videomonitoramento, que já conta com 203 câmeras instaladas e em pleno funcionamento, quantidade cinco vezes maior se comparada ao sistema de vigilância anterior, que contava com 40.

A expectativa é a de que, nos próximos meses, o município amplie para até 274 o número de dispositivos posicionados em pontos estratégicos da cidade, tais como vias públicas, praças, pontes e outros locais de grande circulação. A central funciona de forma ininterrupta, sendo operada por profissionais que participaram de intenso treinamento recentemente.

Município ganha Cerco Eletrônico

Parte das novas câmeras conta com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o que possibilitou a implantação do Cerco Eletrônico de Segurança no município, ferramenta utilizada em grandes cidades do país, como Porto Alegre e Vitória, com expressivos resultados na redução de crimes.

Um dos principais objetivos é a identificação de veículos furtados, roubados ou utilizados em atividades criminosas, por meio da leitura automatizada das placas e do cruzamento com os bancos de dados das forças de segurança pública.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), a integração das diferentes tecnologias na central possibilita o monitoramento em tempo real, o que auxilia na prevenção de delitos, na identificação de suspeitos e na atuação rápida das forças de segurança em caso de necessidade.

“Com essa nova estrutura, poderemos ampliar a visão sobre a cidade e melhorar nossa capacidade de resposta aos incidentes, reforçando a prevenção e a solução de delitos. Além disso, a integração das forças de segurança em uma central única permitirá uma ação mais coordenada e eficaz”, declarou o vice-prefeito e secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes.

O prefeito Victor Coelho destacou que a implantação da nova central de monitoramento é um marco para a segurança pública do município.

“Estamos elevando o nível de vigilância a patamares sem precedentes em Cachoeiro, com uso de tecnologias avançadas, para garantir a proteção de nossos cidadãos. Com essa ação, fortalecemos o trabalho das forças de segurança, otimizando recursos e proporcionando uma resposta mais eficiente diante de situações de emergência”, afirmou.

Integração de tecnologias e serviços

O novo sistema de videomonitoramento e o cerco eletrônico são as primeiras ferramentas do Centro de Governança Municipal de Cachoeiro. O objetivo da Prefeitura é incorporar outros sistemas ao complexo, gradativamente, como os de semáforos inteligentes e de segurança escolar.

Espaço fica localizado no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”, Centro

Saiba mais sobre os equipamentos do Centro de Governança Municipal

OCR (Leitura de Placas de Veículos): as câmeras com tecnologia OCR possibilitam a leitura automatizada das placas de veículos que transitam pelas vias monitoradas. O sistema é capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados ou com alguma restrição, permitindo uma ação imediata das autoridades competentes.

PTZ (Pan-Tilt-Zoom): as câmeras PTZ são equipadas com recursos de movimentação horizontal (pan), vertical (tilt) e zoom, permitindo que os operadores tenham um controle preciso e dinâmico sobre o campo de visão. Essa funcionalidade é especialmente útil para rastrear eventos em tempo real e capturar detalhes importantes em locais específicos.

Reconhecimento facial: a tecnologia de reconhecimento facial permite a identificação de indivíduos cadastrados em bancos de dados ou listas de interesse das autoridades policiais. Com esse recurso, é possível localizar suspeitos, foragidos da justiça e pessoas desaparecidas, contribuindo para a resolução de casos e a garantia da segurança pública.

Radar perimetral: o sistema de radar perimetral é utilizado para detectar movimentos em áreas restritas ou delimitadas, como cercas e muros, auxiliando na prevenção de invasões e garantindo maior controle sobre a segurança de locais sensíveis.

Cornetas de áudio: além das câmeras de vídeo, o Centro de Governança Municipal conta com cornetas de áudio integradas ao sistema. Elas permitem que os operadores se comuniquem com pessoas em locais monitorados, podendo fornecer instruções, alertas ou orientações em tempo real.