Primeira dose

Cachoeiro já tem mais de 200 professores vacinados contra a Covid-19

Vacinação é realizada de acordo com a lista de profissionais encaminhada pelo governo estadual
Foto: Márcia Leal/PMCI

Até a tarde desta terça-feira (4), 282 profissionais da educação de Cachoeiro de Itapemirim tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deu início à vacinação desse público na semana passada, levando em conta as listas preestabelecidas com os nomes dos trabalhadores fornecidas pelo governo estadual.

“Acredito muito na importância da vacina para evitar mais perdas nessa pandemia. Para as escolas é fundamental essa imunização, para evitar a transmissão no nosso ambiente de trabalho”, afirma Iêda Mardegan Games, professora da rede municipal de ensino, que se vacinou na tarde desta terça-feira.

A resolução nº 046/2021 da Comissão Intergestora Bipartite do SUS no Espírito Santo (CIB/SUS-ES) determina que a vacinação dos trabalhadores da educação deverá seguir um escalonamento por faixa etária. Neste momento, portanto, estão sendo vacinados aqueles com idade de 50 a 59 anos.

Além disso, os profissionais – professores e auxiliares – contemplados são os que atuam em sala de aula, seja nas creches com crianças de 0 a 3 anos de idade; pré-escola; ensino fundamental I e II; e ensino médio e técnico.

Conforme a chegada de novas doses e do repasse das listas com os nomes dos profissionais, a Semus aciona as unidades em que eles trabalham para que seja agendada a vacinação na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

No total, Cachoeiro recebeu, até a tarde desta terça-feira, 537 doses da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) para aplicar nos trabalhadores da educação.

“O número ainda não é suficiente para alcançar todos os trabalhadores da área, e por isso pedimos tranquilidade aos profissionais da educação. Aos poucos, a campanha vai avançando em Cachoeiro”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“A vacinação é fundamental para a retomada, com segurança, das atividades nas escolas, e estamos muito felizes que os trabalhadores da educação tenham sido incluídos nos grupos prioritários e que Cachoeiro já tenha um número expressivo de profissionais vacinados”, comemora a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

A Prefeitura de Cachoeiro segue o planos nacional e estadual de imunização e realiza diferentes estratégias para vacinar a população, a partir do número de doses disponibilizadas pelo governo federal e repassadas pelo governo estadual. Até o momento, já foram aplicadas 53.089 doses em cachoeirenses, somando primeiras e segundas (dados da tarde de 04/05). A evolução da vacinação pode ser acompanhada pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br/covid19. Os dados da imunização são atualizados às quartas e sextas-feiras.

Dúvidas sobre a vacinação podem ser esclarecidas por meio da página www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacao.