Mapa da Covid

Cachoeiro pode ir para risco baixo ou muito baixo na próxima semana

Enquanto município estiver em risco moderado, cachoeirenses devem seguir usando máscaras e cumprindo demais regras
Foto: Márcia Leal/PMCI

Embora seja o único município capixaba ainda classificado em risco moderado no mapa estadual da Covid-19, Cachoeiro já alcançou indicadores que o levam ao risco baixo a partir da próxima semana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade permaneceu em risco moderado nesta semana por causa dos casos ativos da doença que tinha até a última quinta-feira (10), dia de fechamento do cálculo que determina o mapa de risco.

“Seguindo uma tendência de queda dos casos, já no sábado (12) chegamos a um índice que coloca o município em risco baixo. Não havendo, no decorrer desta semana, um número alto de óbitos por Covid (outro fator com peso na matriz de risco), Cachoeiro voltará ao grau verde na próxima”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O secretário pontua também que, entre os maiores municípios, Cachoeiro foi um dos últimos a ir para o risco moderado, no início de fevereiro, depois de ficar 31 semanas consecutivas em risco baixo. “Essa última grande onda de casos chegou mais tarde aqui, então, é natural que ela demorasse mais tempo a passar”, pondera.

Risco muito baixo está perto

Ainda de acordo com Wingler, também há chances de que Cachoeiro migre para o risco muito baixo, porque a microrregião Central Sul, na qual o município está inserido, está bem perto de atingir as metas de vacinação contra a Covid-19 necessárias para que se alcance essa classificação.

A meta de cobertura de 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única já foi ultrapassada. Agora, restam 1,2% dos adolescentes e 3,75% dos idosos tomarem, respectivamente, a primeira aplicação e a dose de reforço, para que a meta de 90%, exigida em ambos os casos, seja alcançada.

“Falta muito pouco. Por isso, pedimos aos cachoeirenses, em especial aos que se enquadram nesses dois grupos, para que coloquem a vacinação em dia e ajudem nossa região a conseguir a classificação de risco muito baixo, que garantirá flexibilização quase total das regras e restrições relativas à Covid”, frisa.

O secretário adverte que, enquanto o município estiver em risco moderado, os cachoeirenses não devem deixar de seguir cumprindo todas as regras estabelecidas para esse grau, como o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados.