Cachoeiro promove Conferência Democrática de Assistência Social

Será nesta quarta (21), a partir das 7h30, no auditório do Lar João XXIII

Cachoeiro promove nesta quarta-feira (21) a XII Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. Será a partir das 7h30, no auditório do Lar João XXIII, situado na rua Antonio Ganhoto, n°45, Bairro Aquidaban.

O objetivo é debater o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, sendo a conferência presidida de forma colegiada entre o Conselho Municipal de Assistência Social (Comasci) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), contemplando três eixos: “Assistência Social: Direito do Povo”; “Financiamento Público” e “Suas com Participação Social”.

Estarão presentes gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos, trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas) e respectivas organizações que façam interface com a assistência social, representantes de organizações da sociedade civil de assistência social, usuários e representantes de organizações de usuários do Suas, representantes de conselhos setoriais (saúde e educação) e de defesa de direitos (criança e adolescente, juventude, idoso, pessoa com deficiência, mulher, LGBT, promoção da igualdade racial, dentre outros), além de representantes das universidades, dos poderes legislativo e judiciário e Ministério Público.

A palestrante da conferência magna será Ana Maria Petronetto Serpa, assistente social, mestre em Educação e ex-secretária de Assistência Social de Vitória. A palestra, com início programado para as 10h, será seguida de debate.

Às 13h, terão início as atividades dos grupos de trabalho, para construção de propostas no âmbito dos três eixos em discussão.

Na plenária final, serão extraídas dez propostas para o município, quatro para serem encaminhadas ao estado e quatro para a União, sugerindo ações de fortalecimento da política pública na área de assistência social. Por fim, haverá a eleição dos delegados para a 13ª Conferência Estadual Democrática de Assistência Social.

“Aguardamos a presença dos representantes de todos os segmentos envolvidos para, juntos, debatermos essa política pública que é tão importante para a garantia dos direitos dos cidadãos”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Local: Auditório do Lar João XXIII à Rua Antonio Ganhoto, nº 45 – Aquidaban

21 de Agosto de 2019 – Quarta-Feira

07h30 – 08h30 – Credenciamento e Café da Manhã

08h30 – Apresentação Cultural da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cachoeiro de Itapemirim

09h00 – Abertura Oficial – Prefeito Victor da Silva Coelho e Secretária de Desenvolvimento Social Márcia Cristina Fonseca Bezerra

09h00 – Hino Nacional e Fala das Autoridades

09h30 – Leitura e Apreciação do Regimento Interno

10h00 – Conferência Magna: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

Palestrante: Ana Maria Petronetto Serpa – Assistente Social, Mestre em Educação pela Ufes, ex-Secretária de Assistência Social do município de Vitória.

11h00 – Debate

12h00 – Almoço

13h00 – Instalação dos Grupos de Trabalho

EIXO I – Assistência Social: Direito do Povo.

EIXO II – Financiamento Público.

EIXO III – SUAS com Participação Social.

15h00 – Instalação da Plenária Final para análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos

16h00 – Eleição dos Delegados à 13ª Conferência Estadual Democrática de Assistência Social

17h00 – Entrega dos Certificados e Encerramento