Notícias

Novembro Azul

Cachoeiro promoverá 1º Fórum de Saúde do Homem na quinta (28)

Evento será voltado para profissionais da área de saúde
Foto: Divulgação/PMCI

Os desafios e o fortalecimento da promoção da saúde integral dos homens serão debatidos em Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (28), no 1º Fórum de Saúde do Homem.

Voltado especialmente a profissionais da área da saúde, o evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será realizado no Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, das 8h às 15h30.

A programação conta com mesas redondas e palestras com a participação de especialistas, que abordarão temas como: “Profissional de saúde perante o homem na sua contemporaneidade”; “Gênero e Sexualidade na atenção primária a saúde”; “A política de saúde do homem e seus desafios – cuidados e acompanhamento em saúde do homem”; “Saúde Bucal: aprenda a se prevenir das doenças bucais”; “O cenário da saúde do homem na atenção primária de Cachoeiro de Itapemirim”; e “Causas externas e doenças ocupacionais que mais acometem os homens”.

Para participar, é preciso fazer inscrição, gratuitamente, por meio do endereço eletrônico capacita.cachoeiro.es.gov.br. As vagas são limitadas.

O fórum faz parte da programação local da campanha Novembro Azul, que enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“É um evento muito importante para aqueles que atuam na saúde, em especial, na saúde do homem. Preparamos uma programação diversificada e bastante informativa, porque desejamos nos aperfeiçoar cada vez mais, para o oferecer o melhor atendimento ao cidadão”, destaca a secretária de Saúde do município, Luciara Botelho.

Programação

.8h – Credenciamento

.8h40 – Apresentação cultural

.9h – Abertura oficial

.9h30 – Palestra: “Profissional de saúde perante o homem na sua contemporaneidade”, com a Drª Junia Cláudia Santana de Mattos Zaidan, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

.10h – Palestra: “Gênero e Sexualidade na atenção primária a saúde”, com Thiago Pereira Machado, mestre em Psicologia

.10h30 – Palestra: “A política de saúde do homem e seus desafios – cuidados e acompanhamento em saúde do homem”; com Camila Rodrigues Fonseca, médica especialista em Medicina da Família e Comunidade

.11h – Mesa redonda

.12h – Intervalo

.13h – Palestra: “Saúde Bucal: aprenda a se prevenir das doenças bucais”, com Márcio Costa Ribeiro, cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais

.13h30 – Palestra: “O cenário da saúde do homem na atenção primária de Cachoeiro de Itapemirim”, com Edgard Malheiros Louzada, enfermeiro especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família, e subsecretário de Atenção Primária a Saúde, de Cachoeiro de Itapemirim

.14h – Palestra: “Causas externas e doenças ocupacionais que mais acometem os homens”, com João Manoel Pessini dos Santos, gerente do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest)

.14h30 – Mesa redonda

.15h30 – Encerramento