Cachoeiro realiza Conferência Municipal de Saúde na próxima semana

Será terça (2) e quarta (3), no auditório da escola Zilma Coelho, Ferroviários

O Conselho Municipal de Saúde de Cachoeiro, em parceria com a prefeitura, realiza, na próxima semana, a VII Conferência Municipal de Saúde. Terça (2) e quarta-feira (3), profissionais da área, servidores e sociedade civil se reúnem no auditório da escola Zilma Coelho Pinto, Ferroviários, para discutir o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS – Sistema Único de Saúde”.

A programação inclui conferências que abordam temas como financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a consolidação de seus princípios, atenção de qualidade e saúde como direito, além de ter horários reservados para discutir o regimento, formalizar propostas para serem levadas para a etapa estadual e eleição de delegados que representarão Cachoeiro na ocasião.

São objetivos da conferência fortalecer a saúde pública no município, buscando implantar políticas para prevenção de doenças, promover programas que incentivem melhorias e avanços em medicina preventiva, reafirmar os princípios do sistema no que tange à qualidade e atendimento universal, entre outros.

“A conferência é muito importante por oportunizar o debate e a elaboração de propostas que contribuam para a evolução da saúde pública. É um momento em que trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde e usuários da rede pública unem forças para construção de um sistema ainda mais eficaz e acessível a todos”, avalia a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

As inscrições para participar da VII Conferência Municipal de Saúde podem ser feitas até esta sexta-feira (29), das 8h às 16h, na sede do Conselho Municipal de Saúde, rua Raulino de Oliveira (subida da Santa Casa).

Confira a programação:

Terça-feira (2)
7h/8h30: Recepção / Credenciamento dos (a) Delegados(a)
8h30/9h: Solenidade de Abertura
9h/9h30: Aprovação do Regimento
9h30/10h: coffee break
10h/11h – Painel 1 – “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” – Sistema Único de Saúde. Conferencista: Márcia Portugal, Chefe do núcleo especial de programas de serviços de saúde da SESA – Secretaria Estadual de Saúde.
Coordenador da Mesa: Ivani Canedo Silvestre
Moderador: Roberto Ferreira Póvoa
11h/12h: Debate do Painel 1: “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”
12h/13h30: Almoço
13h30/14h30: Painel 2 -“Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”. Conferencista: Dr. Cleto Vinicius Vieira Pedrollo, Promotor de Justiça da Comarca de Cachoeiro Itapemirim/ES.
14h30/15h30: Debate do Painel 2: “Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”.
Coordenador da Mesa: Valdir Rodrigues Franco
Moderador: Ivani Canedo Silvestre
15h30/16h: coffee break
16h/17h30: trabalho de grupos apresentação das propostas do Painel 1: “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” e do Painel 2: “Saúde como Direito e Atenção de Qualidade”.
Coordenador Mesa: Valdir Rodrigues Franco e Ivani Canedo Silvestre
Moderador: Roberto Ferreira Povoa

Quarta-Feira (3)
8h/9h : Painel 3 – “Consolidação dos princípios do SUS – Sistema Único de Saúde”. Conferencista: Alexandre de Oliveira Fraga, ex conselheiro nacional, estadual e municipal, secretário executivo do CES – Conselho Estadual de Saúde.
Coordenador da Mesa: Darcy Viqueti Fassarela
Moderador: Marcio Costa Ribeiro
9h/9h30: coffee break
9h30/10h30: Debate do painel 3: “Consolidação dos princípios do SUS – Sistema Único de Saúde.
10h30/12h: Trabalho de grupo Painel 3: “Consolidação dos princípios do SUS – Sistema Único de Saúde”.
Coordenador: Darcy Viqueti Fassarela
Moderador: Ivani Canedo Silvestre