Adolescentes

Cachoeiro realiza vacinação contra a Covid-19 em escolas municipais

Objetivo é facilitar o alcance do público de 12 a 17 anos à vacina
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou, nesta semana, ações de vacinação contra a Covid-19 em escolas municipais de Cachoeiro, da sede e do interior. O objetivo é ampliar o alcance da campanha para adolescentes de 12 a 17 anos.

A vacinação ocorrerá em 11 escolas que, juntas, têm mais de 2 mil estudantes do 7º ao 9º ano. Nas ações, a Semus também verifica se o esquema vacinal dos professores está completo. Além disso, pais e responsáveis poderão, eventualmente, aproveitar para também se vacinar.

As escolas fizeram contato com os pais e responsáveis para que assinassem um termo de anuência para vacinação dos estudantes.

Nesta quinta-feira (23) de manhã, a vacinação foi realizada na escola municipal “Jenny Guárdia”, no bairro São Geraldo. “Para nós, é uma grande alegria ver os alunos vacinados. A escola tem tomado todas as medidas sanitárias, mas a vacina vem para somar, trazendo mais segurança para os estudantes e seus familiares”, afirma Patrick Garcia Talyuli, gestor da “Jenny Guárdia”.

Isaac e Gysellê, filhos de Flávio Antônio Sartório, não estavam estudando, nesta quinta-feira, por conta do protocolo de revezamento de turmas, mas o pai levou-os até a unidade de ensino para se vacinarem. “Eu fico feliz, porque as escolas estão podendo voltar. A sensação é de alívio, para mim e para minha esposa, que é professora”, comemorou

Gabriela Sena Robetta também aproveitou para levar filha, Maria Clara, e a amiga dela, Ana Clara, para tomarem a primeira dose. “Sendo na escola é melhor ainda, porque a gente consegue evitar fila na unidade de saúde”, comentou.

“A chegada da vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes nos enche de esperança de dias melhores, de retorno à normalidade da rotina escolar e recuperação do aprendizado, que foi prejudicado pela pandemia”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“A vacinação nas escolas facilita o alcance do público-alvo, indo direto aos locais em que os adolescentes mais se reúnem e contribui para que a procura pela imunização se descentralize, evitando formação de filas e agilizando o procedimento”, completa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Crédito: Márcia Leal/PMCI

Vacinação nas unidades e Policlínica

A vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, segue ocorrendo nas 32 Unidades Básicas de Saúde, da sede e do interior, e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), sem necessidade de agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Também continua para pessoas de 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose (D1); pessoas que estão com a segunda dose (D2) atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço (D3), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de cinco meses; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 70 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identidade, cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.