25 de agosto

Cachoeiro realizará segunda audiência pública sobre adequação de limites do Itabira

Atividade integra elaboração do novo plano de manejo do Monumento Natural do Itabira
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro dá continuidade às audiências públicas para debater a adequação dos limites da Unidade de Conservação e Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Itabira (Monai).

O segundo encontro acontecerá, às 19h, do dia 25 de agosto, quinta-feira, no Clube do Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (Sindifiscal), situado na estrada da comunidade de Itabira, quando serão detalhados os resultados dos estudos técnicos de adequação dos limites do Monai.

Na ocasião, também será aberto um espaço de diálogo para que o público presente possa direcionar perguntas aos responsáveis pelo estudo e, também, dar sugestões para a construção do Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Itabira, cujas normas irão reger o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive, a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação.

O Monumento Natural do Itabira, cuja gestão é competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é uma unidade de conservação de proteção integral que possui grande representatividade ambiental e turística para Cachoeiro.

Primeira audiência aconteceu em junho

A primeira audiência pública para elaboração do plano de manejo do Itabira aconteceu, no último mês de junho, no auditório da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”. Na ocasião, estiveram presentes moradores da região do Itabira, empresários, representantes do Ministério Público e membros do Conselho Consultivo do Monai.

“Essa é uma fase muito importante do cronograma de trabalhos de elaboração do plano de manejo do Itabira, pois, é um momento de diálogo com os cidadãos, para que tenham a oportunidade de tirar suas dúvidas, dar sugestões e contribuir com a construção do documento”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.