Aumento de 264%

Cachoeiro realizou mais de 7.500 testes de Covid-19 em junho

Diagnóstico da doença é realizado em unidades de saúde do município
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim registrou, no último mês de junho, mais de 7.500 testes de Covid-19 realizados na rede pública municipal de saúde. O número representa um aumento de 264%, na comparação com os testes efetuados em maio.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro reforça orientações para realização do procedimento.

Em caso de sintomas de síndromes gripais leves, como tosse, dor de garganta e febre baixa, a recomendação é buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Nas situações que envolvam sintomas mais graves, como febre alta e dificuldades para respirar, o paciente deve se dirigir a uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), onde os testes também são realizados. Essas unidades funcionam em sistema 24h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a crescente procura pelos testes de diagnóstico da Covid-19 é reflexo do aumento de números de casos da doença no Espírito Santo e, também, das ocorrências de outras doenças típicas do inverno, como gripes e resfriados, que apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19.

“Estamos em um período em que o número de ocorrências de síndromes gripais tende a aumentar. Em caso de manifestação de sintomas, é muito importante que o paciente busque o teste para diagnosticar a Covid-19 e, em caso de resultado positivo, permaneça em isolamento, seguindo as orientações médicas. Além disso, é muito importante que a população mantenha os cuidados básicos contra a doença, como higienizar frequentemente as mãos, utilizar máscaras em ambientes fechados, manter o esquema vacinal atualizado e evitar aglomerações, sempre que possível”, destaca o secretário.