Reconhecimento

Cachoeiro recebe “Selo Diamante” em avaliação de transparência e governança pública

Cachoeiro é um dos 12 municípios capixabas que conquistaram a categoria
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta terça-feira (30), Cachoeiro de Itapemirim recebeu o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública.

O Selo Diamante, uma iniciativa promovida pelas entidades não-governamentais Transparência Capixaba e ES em Ação, é direcionado aos municípios que alcançaram 95 pontos ou mais no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), 100% em todos os itens imprescindíveis, pelo menos 15 itens altamente recomendados e dois recomendados.

Cachoeiro é um dos 12 municípios que conquistaram essa categoria, destacando-se como um exemplo de excelência em transparência e governança pública no estado do Espírito Santo.

“O recebimento do Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública representa muito para o nosso time da Controladoria-Geral, bem como para toda equipe de servidores da Prefeitura de Cachoeiro, uma vez que é a consequência de um trabalho árduo e contínuo de melhorias dos mecanismos de transparência e governança pública. E ainda mais gratificante do que o recebimento do selo é saber que todo o esforço foi em prol da entrega de melhores serviços à população cachoeirense”, salienta Marina Gava Pereira, Coordenadora Executiva de Controle e Transparência.

A avaliação que precedeu a premiação do Selo Diamante seguiu três eixos fundamentais. Os municípios em busca do reconhecimento precisaram obter uma classificação “ótima” no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública.

Além disso, foi necessário assinar um termo de compromisso em Transparência e Governança Pública e atender aos criteriosos padrões do guia “Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras” elaborado pela Transparência Internacional – Brasil (TI-Br) e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA).

De acordo com a controladora-geral interina, Kédyma Marques, o compromisso com o fortalecimento da transparência na gestão pública e das boas práticas em governança representa o empenho de todos os servidores envolvidos nesses processos.

“Em especial, quero destacar o trabalho da nossa Coordenadora de Controle e Transparência Marina Gava, que esteve a frente de toda a coordenação dos processos de avaliação, alinhando, tanto, com a equipe técnica da CGM, quanto com os servidores das demais secretarias, para que alcançássemos o melhor resultado. Nós acreditamos que, juntos, conquistamos o melhor para nossos cidadãos e cidadãs, e queremos seguir neste caminho”, afirma.

“Esse reconhecimento só salienta o quanto nosso trabalho é respaldado na transparência e integridade. Temos diálogo com a população e o compromisso de promover o que for melhor para a comunidade como um todo. O Selo Diamante só nos estimula a continuar trabalhando com excelência”, avalia o prefeito Victor Coelho.