Descarte correto

Cachoeiro recolheu quase 70 toneladas de material reciclável em 2023

Em Cachoeiro, materiais foram recolhidos pela Ascomirim e por ações extraordinárias da Prefeitura
Foto: Reprodução/Web

Neste ano, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb), recolheu quase 70 toneladas de material reciclável por meio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim) e de campanhas extraordinárias organizadas pela pasta.

A Ascomirim atua em sua sede, localizada na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), bairro Central Parque, onde é realizada a triagem e enfardamento dos recicláveis.

“É crucial separar os materiais recicláveis para evitar desperdícios, permitindo uma utilização mais eficiente das matérias-primas provenientes do meio ambiente. Quando esses resíduos não são descartados de maneira adequada, levam décadas, ou até mesmo séculos, para se decomporem completamente”, frisa Antônio Carlos Valente, secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Campanhas

As campanhas extraordinárias realizadas pela Semurb em 2023 foram focadas na arrecadação de lixos eletrônicos, vidros e óleo de cozinha. Nas ocasiões, foram recolhidos itens como televisores; lâmpadas; celulares; aparelhos de telefone; computadores; notebooks; pranchas e secadores de cabelo; roteadores; impressoras; copiadoras; carregadores; câmeras filmadoras; fotográficas; garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e de outras bebidas; potes de alimentos; frascos de perfumes; vidros planos e lisos; para-brisas; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos.

Os eletrônicos foram encaminhados para uma empresa, de fora do município, que realiza a devida destinação desse tipo de resíduo. Já os vidros e o óleo foram destinados à Ascomirim. Os vidros passaram por tratamento para comporem novas embalagens, enquanto o óleo será transformado em sabão e detergente.

Segundo a Semurb, as ações tiveram o objetivo de ampliar a conscientização da população quanto ao descarte correto dos materiais e os benefícios para o meio ambiente.

Pontos de entrega voluntária (PEV’s)

A Semurb conta, também, com pontos de entrega voluntária (PEV). O objetivo é incentivar a população quanto a separação, entrega e destinação de materiais recicláveis, que pode ser feito a qualquer momento do ano. Além disso, os cidadãos podem realizar a entrega dos resíduos em 76 escolas municipais com coletores e na própria Ascomirim, que é para onde os itens recolhidos em outros pontos são destinados.

Quais os tipos de resíduos posso separar?

Os tipos de resíduos que podem ser reciclados são: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Quais os tipos de resíduos que NÃO devo separar?

O lixo úmido, o que inclui: restos de alimentos; cascas de frutas; fitas adesivas, resíduos de jardinagem, papel higiênico e fraldas descartáveis; pratos e copos descartáveis; pó de café, embalagens de marmitex; guardanapos.

PEVs em Cachoeiro

Av. Theodorico Ferraço – Gilson Carone (Em frente ao Supermercado Carone)

Bairro Paraíso – Condomínio Residencial Montanha

Residencial Esperança – Marbrasa (Conjunto Minha Casa Minha Vida)