Lei sancionada

Cachoeiro atualiza piso salarial de agentes de saúde e endemias

Novo piso passa a ser de dois salários mínimos, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional N° 120
Foto: Divulgação/PMCI

O prefeito Victor Coelho sancionou, nesta quarta-feira (20), a lei nº 7972, que garante aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Cachoeiro o pagamento do novo piso salarial nacional das categorias.

A lei ajusta o plano de carreiras dos agentes à Emenda Constitucional N° 120, de maio deste ano, que estabeleceu piso de dois salários mínimos (equivalente, hoje, a R$ 2.424).

A expectativa é de que, já no fim deste mês, os agentes recebam o salário corrigido e os valores retroativos referentes a maio e junho.

“Essa é uma conquista muito merecida por esses servidores, que cumprem papéis fundamentais no sistema público de saúde, com ações preventivas e de assistência à população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O prefeito Victor Coelho ressalta que o município buscou agir rápido para garantir o pagamento do novo piso aos agentes.

“Apresentamos o projeto de lei na última sexta-feira e pedimos ao legislativo municipal urgência na apreciação. Os vereadores, sensíveis ao pleito, aprovaram a matéria ontem e já sancionamos a lei, para que possamos reajustar os salários ainda neste mês. É mais uma importante medida de valorização que garantimos aos agentes de saúde e endemias”, frisa.

Outras conquistas dos agentes

Em 2019, a Prefeitura de Cachoeiro implantou um novo plano de cargos, carreiras e subsídios para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e, também, passou a conceder às categorias o benefício do auxílio-alimentação, de forma inédita no município.