Notícias

Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Tradicional feira de rochas ornamentais gera grande movimentação econômica no município

Tradicional feira internacional do setor de rochas ornamentais, a Cachoeiro Stone Fair chega à sua 46ª edição no fim deste mês – 28 a 31 de agosto. Apoiadora do evento, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim trabalha nos preparativos da cidade para receber os 180 expositores e milhares de visitantes esperados, oriundos de diversas regiões do Brasil e também do exterior.

Local da feira, o Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, está recebendo melhorias nas instalações elétricas, trabalho sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). As equipes da pasta também realizam serviços de capina e roçagem, além de pintura geral, bem como outras ações de limpeza. As secretarias municipais de Agricultura e Interior (Semai) e de Obras (Semo) também atuam nos preparativos no local. 

O Aeroporto Raimundo de Andrade também está preparado para receber voos particulares tanto durante o dia quanto à noite – o que foi possibilitado pela implantação do balizamento noturno no ano passado. O aeródromo, que recebe de 100 a cerca de 300 pousos e decolagens por mês, também passa por pintura e reforço na sinalização.

A prefeitura também prepara um estande próprio para participação no evento. Isso possibilitará o atendimento aos visitantes, com fornecimento de informações sobre atrações turísticas, cultura, economia e serviços públicos do município.

“A Cachoeiro Stone Fair é muito importante para a economia do município, tanto em prospecção de negócios durante a feira, quanto na movimentação financeira indireta, relacionada ao consumo de bens e serviços no período, aquecendo principalmente a cadeia produtiva formada hotéis, bares e restaurantes”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Parceria com chineses

Dentre os visitantes esperados para a Cachoeiro Stone Fair, estão representantes de empresas chinesas, que receberam em março uma comitiva de Cachoeiro liderada pelo prefeito Victor Coelho.

Na ocasião, foi assinado um acordo de irmanamento com a cidade de Nan’an, estabelecendo uma pauta de parcerias futuras relacionadas ao setor de mármore e granito. Outra ação da comitiva cachoeirense foi a visita à maior feira mundial de rochas ornamentais, realizada na cidade de Xiamen.

Capital brasileira do mármore

Cachoeiro de Itapemirim é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu parque industrial de rochas ornamentais. O município possui a maior concentração de empresas de rochas ornamentais da América Latina e é o maior polo brasileiro de fabricantes de máquina e equipamentos para o setor, servindo como um centro de distribuição e excelência.

Por possuir uma das maiores jazidas de mármore do Brasil, sendo responsável pelo abastecimento de 80% do mercado nacional, Cachoeiro também é conhecida como a capital brasileira do mármore.