Cachoeiro solicita ao DER-ES melhorias em vias rurais do município

O encontro entre secretários municipais e o diretor do órgão estadual foi nesta semana

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro de Itapemirim, Robertson Valladão, recepcionou em seu gabinete, nesta semana, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz César Maretto, para quem apresentou diversos projetos de melhoria para a malha viária rural do município.

Dentre as propostas, destacaram-se as de pavimentação asfáltica das seguintes estradas vicinais: Fábrica de Cimento a Itaoca, passando por Alto Moledo (10,5 km); Aeroporto a Córrego dos Monos, passando por Córrego do Brás (4,0 Km) e Morro Grande ao Aeroporto – São Joaquim (6,0 km).

Também entraram em pauta projetos para duplicação das pontes de Usina São Miguel, Itaoca e Pacotuba e, ainda, recuperação do pavimento na ponta da Fábrica de Cimento.

“Entre as inúmeras necessidades do município, apresentamos algumas obras importantes para alavancar o desenvolvimento de Cachoeiro, e estamos confiantes no apoio do governo do estado”, destacou Valladão.

Segundo Valladão, foi debatida, também, a possibilidade de parceria do DER-ES com o município, para realização de obras de urbanização no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.

Os projetos, de acordo com Maretto, serão encaminhados ao corpo técnico do DER-ES, para estudo detalhado.

Melhoria de fluxo em trecho da Jones dos Santos Neves também foi pauta

O encontro de Valladão com o diretor-geral do órgão, que estava acompanhado do superintendente regional do DER-ES, Fábio Batista, também contou com a presença dos secretários municipais Jonei Petri (Desenvolvimento Urbano), José Santiago de Lima (Obras) e Lilian Siqueira (Esporte e Lazer).

Petri e Santiago aproveitaram a ocasião para apresentar a Maretto, que também responde, provisoriamente, pela direção-geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), demanda referente a melhorias no fluxo do trecho da avenida Jones dos Santos Neves entre a rotatória do BNH (conhecida popularmente como Bolo de Noiva) e o trevo do IBC, que está sob responsabilidade estadual.

Foi decidido, então, que será firmado termo de cooperação entre o município e o DER-ES, que permitirá à prefeitura fazer as intervenções necessárias na via.

Além disso, ficou definido que o órgão será parceiro da municipalidade na elaboração do projeto de uma pista alternativa à avenida Jones dos Santos Neves, para tráfego de veículos pesados, que se iniciará nas imediações do Parque de Exposições, no bairro Aeroporto, e finalizará na Rodovia do Caramba, próximo à Concresul, que dá acesso à localidade de Santa Tereza.

“A ideia é que motoristas passem a acessar a Linha Vermelha pelo bairro Monte Cristo, sem precisar passar pela Jones dos Santos Neves, o que contribuirá para desafogar o trânsito”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano.

Já a secretária de Esporte e Lazer sugeriu a elaboração de projeto para melhorias no campo do Itabirense, no bairro São Luiz Gonzaga. Maretto, então, disse que, após levantamento topográfico feito pelo município, acionará a equipe do Iopes para elaboração do projeto arquitetônico.