Notícias

Dezembro Verde

Cachoeiro tem 10 cães disponíveis para adoção

Animais estão na Unidade de Vigilância em Zoonoses do município
Foto: Divulgação/PMCI

Pessoas que quiserem aproveitar o fim de ano para adotar um animal de estimação têm boas opções à espera em Cachoeiro de Itapemirim. A Unidade de Vigilância em Zoonoses do município está com dez cães disponíveis. Todos são adultos, de médio porte, estão saudáveis e já saem de lá vacinados contra a raiva.

Adotar um pet é um gesto de amor e responsabilidade social, inteiramente gratuito. A pessoa que quiser fazer a adoção precisa apenas se dirigir ao local, que fica à avenida Frederico Augusto Coser, sem número, bairro Aeroporto (antigo CCZ), com documento de identidade, comprovante de residência, coleira e guia. É necessário que o interessado seja maior de idade e se comprometa a cuidar do animal pelo resto da vida.

De lá, os novos donos saem com orientações importantes, como comprar uma ração de boa qualidade, passar em uma loja para vermifugar e comprar remédios para prevenir carrapatos e pulgas, dar vacinas anuais contra a raiva e fazer o acompanhamento da saúde, sempre que necessário, com veterinário particular.

Hoje, há cinco machos e cinco fêmeas de médio porte disponíveis. Eles têm personalidades diferentes, mas entre eles há muitos que são bem companheiros, o que pode ser benéfico para pessoas que estejam se sentindo solitárias, em virtude da mudança de hábitos e do isolamento social imposto pela pandemia.

Segundo a veterinária Elisa de Medeiros Sandrini, “essa convivência pode trazer inúmeros benefícios para quem adota, pois diminui o estresse e a ansiedade e eleva a autoestima da pessoa, que se torna o porto seguro dos pets”.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz, lembra ainda de outros pontos positivos: “Além de salvar a vida de um animal, a pessoa que adota ganha carinho e fidelidade, além dos benefícios terapêuticos com comprovação científica, incluindo a redução de sintomas pós-traumáticos”.

Dezembro marca o mês de luta contra o abandono

Neste mês, as organizações de proteção aos animais comemoram o Dezembro Verde, que combate o abandono e a violência. A época foi escolhida porque é tradicionalmente um período em que é registrado um aumento de bichinhos deixados para trás por seus donos, já que muitos saem de férias e não têm com quem deixá-los ou não podem pagar um local para abrigá-los.

Adote!

Unidade de Vigilância em Zoonoses
Endereço: avenida Frederico Augusto Coser ,sem número, bairro Aeroporto (antigo CCZ).
Atendimento ao público: 7h às 16h.