Segunda-feira (25)

Cachoeiro terá atividades em comemoração ao Dia da Mulher Negra

Oficina de turbante é uma das atrações de evento na Praça de Fátima
Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (25), Cachoeiro vai comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com o evento “Sawubona – Nós Vemos Você”, a partir das 16h, na Praça de Fátima, Centro.

Serão realizadas oficinas de tranças nagô e turbante, exposição de artesanato, apresentação de manifestações de caxambu, capoeira e samba, além de homenagens a mulheres negras do município e show de samba com o grupo “Nó na Madeira”.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. No entanto, para participar da oficina de turbante, é necessário levar o próprio tecido, no tamanho 1,8 m x 0,40 m, podendo ser viscose, tricoline ou sarja.

Organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, por meio da Subsecretaria de Cidadania e Direitos Humanos, o evento visa promover reflexão e debate sobre a luta das mulheres negras contra o racismo, a misoginia e o machismo. O nome “Sawubona” é uma saudação utilizada em algumas tribos da África do Sul, que significa “vejo você, você é importante para mim e eu te valorizo”.

Para a gerente de Direitos Humanos, Rosilaine Moreira de Aquino, a data possui dupla importância, pois também é o Dia Nacional de Teresa de Benguela, uma grande líder quilombola que se tornou um símbolo de luta e resistência do povo negro.

“Não é apenas uma celebração, mas o resgate da luta histórica das mulheres negras. Trata-se de dar voz e visibilidade à vida delas, aplaudindo o fato de estarem seguindo conquistando e transformando o mundo”, salienta.

Roda de conversa no Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Cachoeiro também terá atividade em comemoração ao Dia da Mulher Negra, na segunda (25). Será uma roda de conversa com dinâmicas reflexivas sobre o tema “Quebrando Paradigmas”. Participarão pessoas assistidas pelo serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), a partir das 14h.