Notícias

Novo Parque e Costa e Silva

Cachoeiro terá mais duas escolas municipais de tempo integral

Nesse modelo, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em 2021, as escolas municipais “Prof. Florisbelo Neves” e “Prof. José Paineiras Filho”, localizadas nos bairros Novo Parque e Costa e Silva, respectivamente, em Cachoeiro de Itapemirim, funcionarão de acordo com o modelo de educação de tempo integral Escola da Escolha, adotado em várias regiões do país e reconhecido, por especialistas, pela sua eficácia.

Com isso, a partir do próximo ano, Cachoeiro contará com quatro escolas municipais de tempo integral. No município as unidades de ensino “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi, e “Profº Athayr Cagnin”, do Abelardo Machado, já funcionam nesse modelo.

No modelo do Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos alunos. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.

No encerramento de cada semestre, as unidades que atuam no modelo Escola da Escolha promovem as chamadas “culminâncias”, nas quais é apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.

Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), cerca de 426 estudantes, do 1º ao 5º ano, já tiveram suas matrículas renovadas nas escolas “Prof. Florisbelo Neves” e “Prof. José Paineiras Filho” e mais 375 transferências e rematrículas para as escolas “Julieta Deps Tallon” e “Profº Athayr Cagnin”. As solicitações foram realizadas pelo Portal do Aluno (cachoeiro.es.gov.br/educaci/portalaluno).

“A eficácia da educação de tempo integral é reconhecida por especialistas, e com a implantação oferecemos aos nossos estudantes uma formação integral, capaz de desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, garantindo-lhes uma aprendizagem significativa no contexto escolar. Importante destacar que estamos cumprindo demandas previstas no Plano Municipal de Educação”, esclarece a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Expansão da educação de tempo integral

A implantação do modelo de Escola da Escolha na rede municipal de Cachoeiro é acompanhada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade idealizadora da metodologia. Com a adesão a essa modalidade, o município busca a expansão e qualificação da oferta de educação de tempo integral na rede municipal, prevista no Plano Municipal de Educação (PME).

“Gradativamente, estamos ampliando a oferta de tempo integral na rede municipal de ensino, aprimorando cada vez mais a qualidade da educação pública de Cachoeiro”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Prorrogação para matrícula nova

Devido à implantação do modelo Escola da Escolha em mais duas unidades, a Seme decidiu prorrogar o prazo para solicitação de matrículas novas em todas as escolas municipais de Cachoeiro. Os interessados têm até a sexta-feira (11) para realizar o pedido, por meio do Portal do Aluno.