Procon

Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas em setembro

Evento é oportunidade para consumidor limpar nome e recuperar crédito

O Procon de Cachoeiro, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do município (Acisci), realizará, entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, o 10º Mutirão de Negociação de Dívidas. A ação ocorrerá no Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, das 9h às 16h, durante a Feira de Negócios e Agroturismo.

A expectativa é atender consumidores que queiram negociar seus débitos com as 12 empresas participantes, aproveitando condições facilitadas. Participarão: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banestes, Bradesco, Claro, Vivo, BRK, EDP, Dacasa, Crefisa e Oi. Haverá, ainda, consulta de situação do CPF junto à Acisci e à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Ao todo, serão distribuídas 500 senhas de atendimento em cada dia de ação (15% reservadas aos públicos com direito a atendimento preferencial), divididas entre todas as empresas participantes. Será atendido apenas o consumidor titular da dívida, que precisará apresentar documentação de identificação (RG e CPF).

“O Mutirão de Negociação é sempre um enorme sucesso. Tem credibilidade junto aos consumidores de Cachoeiro e região e contribui para a recuperação do crédito e reabilitação dos consumidores para novos negócios, resgatando a sua dignidade. Ao mesmo tempo, injeta recursos no comércio e prestação de serviços local”, destaca o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Luiz Guimarães de Oliveira.

Ele ressalta, também, que o órgão municipal de defesa do consumidor realiza, durante todo o ano, o trabalho de orientação sobre o consumo consciente com os cidadãos, uma vez que não basta apenas saldar as dívidas: é preciso preservar o crédito e utilizá-lo com consciência. Esse trabalho foi intensificado com a criação do Núcleo de Combate ao Superendividamento, que realiza trabalhos diferenciados de negociação e acompanhamento.

Na última edição do Mutirão, foi negociado o valor total de quase R$1,2 milhão, em 276 contratos, que possibilitaram a redução de R$ 633.442,47 no total dos débitos. O desconto nas dívidas chegou, em alguns casos, a 98% da quantia inicial. Dois consumidores conseguiram obter o perdão total de suas dívidas.