Policlínica e UBS

Cachoeiro terá novo Dia D de vacinação contra Covid-19 neste sábado (20)

Ação visa facilitar acesso ao imunizante e ampliar cobertura vacinal no município
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará, no próximo sábado (20), mais um Dia D de vacinação contra Covid-19 em Cachoeiro. A ação ocorrerá na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro de Saúde) e em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade (confira lista abaixo), das 8h às 12h.

A ação é voltada para: pessoas acima de 12 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal; quem está com a segunda dose em atraso ou vencendo no dia da ação; e para o público apto a receber a dose de reforço (terceira dose) – idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

Para quem recebeu a primeira dose da Coronavac, o prazo entre as aplicações é de 28 dias. Para Pfizer e AstraZeneca, o intervalo entre primeira e segunda dose é de 56 dias.

A dose de reforço é aplicada em idosos acima de 60 anos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 3 meses. Já para trabalhadores da área da saúde, esse intervalo é um pouco maior: 5 meses.

Pessoas com alto grau de imunossupressão – isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo -, também podem receber a dose de reforço, uma vez que tenham completado o esquema vacinal há, no mínimo, 28 dias.

Para receber o imunizante, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Vacinação volante

Também neste sábado, cinco equipes de vacinação da Semus percorrerão bairros com baixos índices de imunizados, realizando busca ativa de quem ainda precisa se vacinar, e farão atendimento domiciliar de pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção com cadastro em unidades básicas.

“Seguimos intensificando as ações de vacinação em nosso município, em busca de imunizar a maior quantidade de pessoas possível. Estamos nos aproximando de dezembro, mês de muitas festas e confraternizações, e quando aumenta o fluxo de pessoas nas ruas para as compras em nosso comércio. Desse modo, para garantirmos um fim de ano com tranquilidade e segurança, fazemos um apelo para que a população busque o imunizante”, afirmou o secretário de Saúde, Alex Wingler.

Unidades com vacinação neste sábado (20)

Policlínica Municipal (Centro de Saúde)

UBS Amaral

UBS Jardim Itapemirim