Água, esgoto e resíduos sólidos

Cachoeiro terá novo encontro virtual sobre planos municipais para saneamento

Serão três dias de encontro na semana que vem, cada um com um tema diferente
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na terça (11), quarta (12) e quinta-feira (13) da semana que vem, sempre às 19h, será realizado o segundo encontro técnico participativo sobre a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento será realizado por meio do canal de YouTube do Laboratório de Gestão de Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), contratado para construção do plano.

Durante as apresentações, a população poderá interagir pelo chat ao vivo. Também está sendo disponibilizado um formulário on-line (clique aqui) para que a população, após o encontro, avalie o evento e dê suas contribuições.

O encontro terá como objetivo a análise dos cenários de referência e prospectivas sobre saneamento que estão sendo elaboradas pela equipe do Lagesa. Cada dia de evento será focado em um assunto específico: no dia 11, o tema será “Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”; no dia 12, “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”; e no dia 13, “Gestão Institucional”.

O trabalho de revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos teve início no final de 2019, e deverá ser concluído até junho deste ano.

Dentre as ações que estão sendo traçadas estão: a universalização dos serviços de saneamento nas áreas urbanas e rurais; extinção das redes mistas (drenagem e esgoto); criação do Fundo Municipal de Saneamento; implementação da coleta seletiva porta a porta e instalação de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos recicláveis; criação de rede de recolhimento de óleo vegetal; programa de educação ambiental permanente e formação de novas associações de catadores de recicláveis.

Todos os documentos e relatórios gerados até o momento estão disponíveis para consulta pública no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“O PMAE e o PMGIRS são essenciais para a evolução das ações na área. O trabalho tem sido feito de forma muito participativa e transparente, por meio de encontros públicos com a população e com os vereadores. Esse encontro foi adaptado para o ambiente virtual por causa da pandemia, e convidamos todos os cidadãos a darem suas contribuições”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

2º Encontro Técnico Participativo Virtual sobre Plano Municipal de Água e Esgoto e Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos

Onde: youtube.com/LagesaUfes

Datas:
11/05 -Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
12/05 – Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
13/05 – Gestão Institucional

Horário: 19h (todos os dias)