Sexta (27) e sábado (28)

Cachoeiro terá novo mutirão para segunda dose de vacina contra Covid-19

Também serão disponibilizadas 2 mil vagas para quem ainda não tomou a primeira dose
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim realizará um novo mutirão direcionado a quem precisa tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O mutirão ocorrerá sexta-feira (27) e sábado (28), sendo direcionado a pessoas que estão com a segunda aplicação marcada para algum desses dias ou que tenha perdido a data para se vacinar. Não é preciso agendamento.

As pessoas que estejam com o prazo da segunda aplicação das vacinas AstraZeneca e Pfizer para vencer até 12 de setembro poderão antecipar a vacinação no evento – a data da dose dois está registrada no cartão de vacinas.

Na sexta-feira (27), a vacinação ocorrerá das 8h às 15h, nas 32 unidades básicas de saúde (UBS), tanto da sede quanto do interior do município, e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde, na subida da Consolação). No sábado (28), as aplicações ocorrerão das 8h às 12h, na Policlínica e nas UBS dos bairros Aquidaban, Amaral, IBC e Paraíso e na do distrito de Burarama.

2 mil vagas para primeira dose

Nos mesmos dias, horários e locais do mutirão da segunda dose, também serão disponibilizadas 2 mil vagas para pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose. Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinas e documento de identificação (CPF, RG ou cartão do SUS).

“Já aplicamos mais de 180 mil doses em Cachoeiro, mas há muitas pessoas que não comparecem para tomar a segunda dose, e o mutirão é uma forma de estimulá-las a completar o ciclo vacinal. Ao mesmo tempo, queremos, com a ação, melhorar a cobertura da primeira dose na faixa etária de 18 a 20 anos, principalmente – precisamos atingir 90% desse grupo para podermos avançar para a vacinação dos adolescentes”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.