Arte urbana

Cachoeiro terá painel artístico em homenagem aos profissionais de saúde

A pintura, em muro na praça Jerônimo Monteiro, deve ser concluída em até 15 dias
Foto: Divulgação/PMCI

Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia em Cachoeiro vão ganhar uma homenagem especial, em forma de arte urbana.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), que escolheu o muro localizado na praça Jerônimo Monteiro, no Centro, próximo à Câmara Municipal, para receber a pintura dedicada a quem tanto tem se esforçado para salvar vidas.

O trabalho foi iniciado nesta semana e deve ser concluído em até 15 dias. Criado pelo servidor municipal e artista Lucas Menon, o desenho terá a figura de um médico e de uma enfermeira, representando todos os profissionais que cuidam dos pacientes com Covid-19, em hospitais e outros estabelecimentos de saúde do município.

Entre os primeiros traços do mural, que já podem ser vistos por quem passa pelo local, está a palavra “obrigado”, evidenciando o tom de agradecimento que a obra terá.

A composição também terá a frase “Juntos somos mais fortes”, para reforçar a importância dos cuidados que devem ser seguidos por todos na luta contra o coronavírus, como utilização de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, para colaborar com o trabalho incansável dos profissionais da linha de frente.

Por sugestão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), haverá, ainda, uma homenagem ao poeta cachoeirense Newton Braga (1911-1962), que completaria 110 anos em agosto. O painel terá versos de “Fraternidade”, um dos poemas mais conhecidos do autor, como forma de valorizar a cultura literária do município e demonstrar o sentimento de gratidão.

“Essa é uma homenagem para os profissionais que trabalham arduamente, há mais de um ano, ajudando a salvar vidas e, também, um lembrete para a população de que, juntos, somos mais fortes, pois para vencer a pandemia é necessário que cada um faça a sua parte. O desenho será feito em um local por onde passam muitas pessoas, para que o trabalho desses profissionais seja sempre lembrado e reverenciado. Temos muito orgulho de todos”, frisa o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.