Notícias

Saneamento

Cachoeiro terá primeiro Plano Municipal de Drenagem

Plano será desenvolvido pelo Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Ufes, em 18 meses
Foto: Divulgação/PMCI

Na última quinta-feira (10), o prefeito Victor Coelho assinou a ordem de serviço para início da elaboração do primeiro Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD) de Cachoeiro de Itapemirim.

O plano será desenvolvido pela equipe de especialistas do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em um prazo de 18 meses.

Para isso, será realizado um diagnóstico da situação da drenagem do município, etapa seguida pela confecção de cenários e pela proposição de programa, projetos e ações para melhorias do serviço.

Durante a elaboração do plano, serão propostos diversos eventos de mobilização social, para escuta ativa da população e dos setores envolvidos com o saneamento básico municipal.

Com o PMD, o município poderá planejar suas ações de micro e macrodrenagem, de forma a evitar problemas futuros com alagamentos e enchentes.

Além disso, Cachoeiro precisa dessa peça de planejamento para consolidar, conforme exige a legislação federal, o seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

“Em 2021, entregamos o primeiro eixo, que é o novo Plano Municipal de Água, Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Agora, daremos mais esse importante passo, que será um marco para o saneamento do município”, avalia a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

“O sistema de drenagem pluvial de Cachoeiro foi executado durante toda a história do município sem planejamento de longo prazo. As consequências nós, infelizmente, vemos hoje, quando chove mais forte. Cachoeiro, agora, vai ganhar o primeiro Plano Municipal de Drenagem, que subsidiará de forma eficiente todas as decisões e ações a respeito dessa infraestrutura tão essencial na nossa cidade”, frisa o prefeito Victor Coelho.