Cachoeiro vai economizar com implantação do pregão eletrônico

A nova ferramenta amplia o leque de produtos e fornecedores, diminuindo custos

A partir de agora, a compra de bens e serviços feita pela prefeitura de Cachoeiro vai contar também com a opção do pregão eletrônico. O contrato de parceria com o Banco do Brasil, que vai disponibilizar o sistema, foi assinado pelo prefeito Victor Coelho na manhã desta sexta-feira (7).

Pelo caráter não presencial, essa modalidade licitatória permite participação de fornecedores de qualquer estado brasileiro, o que aumenta a concorrência e, consecutivamente, representa diminuição nos gastos públicos.

O cadastramento é único e pode ser acessado em qualquer parte do mundo. Para se cadastrar, o fornecedor deve procurar uma agência do Banco do Brasil, em qualquer cidade. A expectativa é de que o primeiro certame licitatório com a nova ferramenta ocorra dentro de dez dias.

“O município vem trabalhando gradativamente para amenizar o impacto da baixa arrecadação, que engessa as ações públicas. A implantação da forma eletrônica do pregão é mais uma conquista no sentido de otimizar a aplicação dos recursos, permitindo maior investimento em benefício do cachoeirense”, avalia o prefeito Victor Coelho.

O pregão é utilizado, geralmente, para aquisição de produtos e serviços de uso mais cotidiano, como ar condicionado, móveis e produtos de higiene. O município já usava a modalidade, porém, no modo presencial. Além da diminuição de gastos, o pregão eletrônico traz vantagens em agilidade, diminuição da burocracia e na possibilidade de diversificação na qualidade do produto comprado.

De acordo com o secretário municipal de Administração e Serviços Internos, Rodrigo Magnago, o sistema a ser usado por Cachoeiro é um dos mais seguros no país, o que possibilita um combate automático a práticas de corrupção, tanto na relação com o ambiente público quanto entre fornecedores.

“Estamos firmando parceria com uma instituição que lida há muito tempo com o sistema, com base em forte apuro técnico na administração dos dados. A experiência e a confiabilidade trazem tranquilidade para o início do nosso trabalho com o sistema”, destaca Magnago.