Nesta quarta (19)

Caminhada em Cachoeiro vai alertar para prevenção e diagnóstico da sífilis

Em Cachoeiro, Unidades Básicas de Saúde realizam o teste rápido para detectar doença
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (19), Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a Secretaria Municipal Saúde de Cachoeiro promoverá uma caminhada de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento dessas doenças.

A saída está agendada para às 8h, na rua Bernardo Horta (em frente ao supermercado Casagrande), com destino à Praça Jerônimo Monteiro. No local, haverá oferta de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas, a sífilis.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a ação é mais uma oportunidade para alertar a população para a necessidade de prevenir a doença, que tem crescido no município, a exemplo do que ocorre em nível nacional. Neste ano, Cachoeiro registrou, até o momento, 221 casos, número que já é superior aos de todo o ano de 2021 (142).

“A sífilis é a IST que mais cresceu, na última década no Brasil, e esse movimento também é observado em Cachoeiro. A principal forma de atuarmos, nesse cenário, é conscientizando a população acerca da prevenção, do diagnóstico e do tratamento dessa doença. Nossas equipes de saúde da família têm trabalhado com ações educativas, sempre incentivando a testagem, que está ao alcance de todos”, destaca.

Diagnóstico em Cachoeiro

Em Cachoeiro, a população tem acesso gratuito a testes rápidos para diagnóstico da sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) que mais cresceu na última década no Brasil.

Basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou o Centro de Infectologia Abel Santana (Crias) do município. O resultado do exame sai em até 30 minutos e, em caso positivo, o paciente é encaminhado para tratamento pelo SUS.

As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Em sua página, no site da Prefeitura, a Semus disponibiliza uma lista com endereços e telefones de todas as unidades de saúde.

Com os mesmos dias e horários de funcionamento, o Crias está localizado na rua Mario Imperial, número 23, bairro Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos). Dúvidas sobre os atendimentos e serviços oferecidos podem ser sanadas pelos telefones: (28) 3155-5387 e 3511-8246.

Acompanhamento pré-natal

A rede municipal de saúde de Cachoeiro realiza o acompanhamento de gestantes durante todo o pré-natal, com exames que detectam a presença da sífilis. Em caso de resultado positivo durante a triagem, é iniciado, imediatamente, o tratamento da doença, com o objetivo de reduzir as chances de ocorrer a transmissão vertical (sífilis congênita), preservando a saúde da mãe e do bebê.

Sobre a doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis é uma doença curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou o parto.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem ocorrer manchas no corpo que, geralmente, não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Os principais sintomas incluem, ainda, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.