Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Moradores tiveram a oportunidade de descartar objetos acumulados há anos

Nos cinco dias da campanha da prefeitura de Cachoeiro de incentivo ao descarte adequado de lixo eletrônico, realizada nesta semana, foram coletadas aproximadamente 43 toneladas de material. A quantidade ultrapassou as expectativas, e ainda deverá aumentar para cerca de 47 toneladas na próxima semana, quando haverá recolhimento especial em estabelecimentos públicos e privados.

Promovida por meio do projeto Vem Reciclar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a campanha aconteceu em uma área em frente ao Banco do Brasil, no Centro da cidade, com início na segunda (5) e encerramento na tarde desta sexta-feira (9).

“Teve gente que fez mutirão de recolhimento na região onde mora, empresas que juntaram equipamentos inutilizados para descartar. Estamos muito contentes pelo fato de a população de Cachoeiro ter aderido em massa a esta campanha”, comemora o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Louzada, destacando que a proposta é estabelecer coleta móvel regular de lixo eletrônico e fazer novas campanhas semestralmente.

Moradora do bairro Alto Vila Rica, Suely Batista Benine foi uma das pessoas que passaram pelo local da campanha para realizar descarte de eletrônicos. Liquidificador, ferro elétrico e cotrole remoto de televisão eram alguns dos objetos sem qualquer utilidade que se acumulavam há anos na sua casa.

“A gente nunca sabe onde jogar esse tipo de coisa, porque se for colocado no lixo comum, onde é que isso vai parar? Gostei muito da realização da campanha, vou ter mais coisas pra descartar quando acontecer outra vez”, comentou.

Destinação

Todo o material coletado na campanha, que teve apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Gestão de Transportes (Semtra) e de Segurança e Trânsito (Semset), será encaminhado para uma empresa de fora do município que realiza a devida destinação desse tipo de resíduo.