Em 19 de fevereiro de 2021, foi realizada a primeira vacinação contra a Covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim. Ao final do ano, mais de 60% da população estava com o esquema vacinal primário completo (mais de 300 mil doses aplicadas) – o que foi decisivo para que o município chegasse em dezembro com os índices mais baixos de casos confirmados e óbitos desde abril de 2020.
Para elevar o alcance da campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi realizada vacinação rotineira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.
Também houve a disponibilização de pontos de vacinação em diversos locais, como supermercados, shoppings, comércios, praças, instituições de ensino, instituições de atendimento a pessoas com deficiência, instituições de longa permanência de idosos e eventos oficiais, além de ações em domicílios de pessoas idosas e acamadas.
Para aprimorar o fluxo de pacientes, a rede municipal de saúde operou com adequações e com o estabelecimento do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) como local de referência para atendimento a casos de Covid-19. Também foi ampliada a testagem, com testes sendo feitos nas UBS e em ações itinerantes, além da disponibilização, a partir de outubro, de um ponto de testagem livre no PPG.
Ainda no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, houve a ampliação de leitos pré-hospitalares para casos de Covid-19 de média complexidade, no período com maior pico de casos.
As ações contra o vírus ainda englobaram: vistorias em estabelecimentos para verificação do cumprimento das medidas qualificadas; estabelecimento de multa por não uso de máscara em ambientes compartilhados; apuração de denúncias recebidas via Disk Aglomeração (153); desinfecção de áreas públicas; ações de conscientização; adoção de protocolos para retorno às aulas nas escolas; proibição de eventos de carnaval; suspensão das atividades administrativas presenciais nas repartições da Prefeitura de Cachoeiro, nos graus de risco alto e extremo para Covid-19.
Como forma de reduzir o impacto econômico e financeiro causado aos contribuintes (empresas e pessoas físicas), pelo agravamento da pandemia, a Prefeitura prorrogou prazos e alterou condições de pagamento de tributos e taxas.
Além disso, a Prefeitura deu e dá apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Teve destaque a campanha “Compartilhe Amor”, com a qual foram arrecadados mais de 16 toneladas de alimentos não perecíveis e 3.520 itens de higiene, por meio de doações realizadas nos pontos de vacinação e em estabelecimentos parceiros.
“A campanha de imunização foi um divisor de águas para o combate à pandemia. Apesar de todos os avanços, ainda há muitas pessoas sem se vacinar. Especialistas apontaram para possibilidade de novo aumento de casos, por isso, é fundamental que a população continue cumprindo os protocolos sanitários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
“A Prefeitura de Cachoeiro fez todo o possível para combater a disseminação do vírus e minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia. A situação de emergência em saúde continua, mas já conseguimos vislumbrar cenários melhores para Cachoeiro em 2022”, destaca o prefeito de Cachoeiro em exercício, Cel. Ruy Guedes Barbosa Junior, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.
Vacine-se
A vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe em Cachoeiro acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.