Proteção

Campanha de vacinação contra a gripe termina na terça (30)

Mais de 61 mil pessoas já foram imunizadas em Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

Quem faz parte da população-alvo da vacinação contra a gripe (Influenza) e ainda não foi vacinado deve ficar atento ao prazo da campanha, que termina na próxima terça-feira (30). Em Cachoeiro, serão apenas mais três dias de vacinação, pois segunda-feira é feriado municipal (Dia de São Pedro).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta, principalmente, os integrantes do grupo da terceira etapa da campanha, para que compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina.

Isso porque ainda está abaixo do recomendado, pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade e adultos de 55 a 59 anos.

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, destaca que a imunização se faz ainda mais necessária com a chegada do inverno, que aumenta a probabilidade de infecção pela gripe (Influenza).

“Os grupos prioritários não devem abrir mão dessa proteção. A vacina evita  complicações e internações decorrentes da gripe que podem acabar contribuindo para sobrecarregar o sistema de saúde em plena pandemia de Covid-19”, alerta a secretária.

Grupos da primeira etapa, que incluiu idosos e profissionais da saúde, e da segunda fase da campanha, voltada a pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, também podem procurar as UBS para receber as doses.

A vacinação é realizada de segunda a sexta, das 7h às 16h. Além disso, nas UBS dos bairros Jardim Itapemirim, Amaral, Paraíso e Aeroporto, as salas de vacinas estão ficando abertas até as 19h, por meio do programa Saúde na Hora.

Para receber atendimento, é preciso levar a caderneta de vacinas e documento de identificação. Os professores devem apresentar, também, uma declaração de trabalho da instituição em que atuam.

Mais de 61 mil já foram vacinados

Em Cachoeiro, de acordo com a Semus, mais de 61 mil pessoas foram imunizadas, desde o início da campanha, em março. Isso equivale a uma cobertura vacinal de cerca de 94% da população-alvo, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Idosos e trabalhadores da saúde estão entre os públicos com melhor cobertura.