Conscientização

Campanha Maio Amarelo em Cachoeiro busca conscientizar sobre acidentes de trânsito

Cachoeiro de Itapemirim faz parte do Movimento Maio Amarelo com iniciativas de conscientização para um trânsito mais seguro
Foto: Reprodução/Web

Cachoeiro de Itapemirim se une ao Movimento Maio Amarelo em uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg). Visando alertar a sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a campanha em Cachoeiro busca promover a conscientização e a mudança de comportamento no trânsito.

O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, destaca a importância da participação de todos nesse movimento. “É fundamental que cada cidadão compreenda que a paz no trânsito começa por suas próprias atitudes. A nossa parte enquanto administração pública é promover essa conscientização para termos um trânsito mais seguro em nossa cidade”, afirmou.

Durante todo o mês de maio, serão realizadas distribuições de materiais e palestras com mensagens educativas, abordando temas relevantes como respeito às leis de trânsito, uso correto das vias e a importância do cuidado com a vida. Serão distribuídos 5.000 materiais impressos com mensagens direcionadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, enfatizando o tema “A paz no trânsito começa por você”.

Os assuntos abordados nos impressos incluem orientações sobre o uso adequado da calçada, respeito à faixa de pedestres e aos semáforos, a importância de não utilizar o telefone celular enquanto dirige, a necessidade do uso do cinto de segurança, a conscientização sobre os perigos do excesso de velocidade e das ultrapassagens proibidas, além do impacto do estacionamento em calçadas e do alcoolismo no trânsito.

A distribuição dos materiais ocorrerá em diversos pontos estratégicos da cidade, como semáforos, comércios, pontos de ônibus e escolas, além de serem colocados nos para-brisas dos veículos estacionados nas vias, visando alcançar um maior número de pessoas e disseminar a mensagem de conscientização.

A solenidade de abertura do movimento Maio Amarelo será realizada nesta sexta-feira (3), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. O evento contará com a presença de autoridades, empresas, motoristas, pedestres e alunos representantes de instituições como o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, Colégio Adventista e Jovem Aprendiz do Sest/Senat.

“Reafirmo o nosso compromisso com a segurança no trânsito e convidamos a população a se engajar nessa causa, contribuindo para a construção de um trânsito mais humano e seguro para todos”, reforça o secretário Ruy Guedes.