Localidade de Coração Sertanejo

Canais para vazão de água em estrada de Soturno são reconstruídos

Redes de manilhas haviam sido destruídas pela enchente; novos bueiros ampliam capacidade de escoamento
Foto: Divulgação/PMCI

Os bueiros para vazão de água na estrada da localidade conhecida como Coração Sertanejo, no distrito de Soturno, em Cachoeiro, foram reconstruídos por uma empresa contratada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai). Os canais servem para dar fluência à passagem do córrego embaixo da via e tinham sido destruídos na enchente de janeiro.

As obras, iniciadas em setembro, beneficiam, principalmente, produtores de leite, empresários e moradores locais, que não conseguiam transitar com veículos nessa estrada até este mês de dezembro, quando foi finalizada a estrutura de concreto dos novos bueiros – os acabamentos finais deverão ser concluídos em janeiro.

Além de recolocar duas redes de manilhas que haviam sido destruídas, foram incluídas mais duas redes para melhorar, ainda mais, o escoamento. Com isso, a capacidade de vazão aumentou de 1,6 metro para 4,4 metros.

Para viabilizar as intervenções, a Semai e a Defesa Civil de Cachoeiro encaminharam relatórios à Defesa Civil do Espírito Santo para atestar que os prejuízos foram ocasionados pela enchente. Isso permitiu a chegada de R$ 46.181,61 de recursos federais para a realização das obras.

“Antes mesmo de o trabalho ser terminado, ocorreram fortes chuvas e os bueiros conseguiram dar plena vazão à água. Esse é mais um serviço importante que realizamos em benefício das comunidades do interior”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.