Conscientização

Caps ad de Cachoeiro tem atividades alusivas ao Dia de Combate às Drogas

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad) de Cachoeiro está promovendo atividades com os usuários do serviço. As ações começaram na segunda-feira (21) e seguem até sexta (25).

Nesta quinta (24), será realizada uma roda de conversa e debate entre a equipe e os usuários do equipamento, localizado no bairro Otton Marins, para reflexão sobre o tema.

Já na sexta (25), haverá uma ação em via pública. Os participantes sairão do Caps ad e seguirão até o bairro Nova Brasília, segurando faixas e cartazes, com intuito de expor, conscientizar e orientar a população sobre o assunto.

Dentro da programação, os usuários do Caps ad poderão realizar testes rápidos de Covid-19, sífilis, hepatite e HIV. Durante toda a semana, vídeos educativos sobre combate às drogas são exibidos na recepção do centro.

Também integraram a programação confecção de faixas e cartazes para decorar o ambiente e roda de conversa sobre o tema com pessoas em situação de rua atualmente abrigadas na Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, da Cáritas Diocesana, no bairro Marbrasa.

“É muito importante essa semana de ações realizada pelo Caps ad, voltada para a conscientização das pessoas sobre as questões relacionadas ao álcool e drogas. Temos que enfrentar esse mal com muito trabalho, assistência e ações educativas”, frisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Atendimento Caps ad

No Caps ad, os tratamentos são realizados por uma equipe multidisciplinar formada por médicos (psiquiatra e clínico), psicólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, educador físico e atividades recreativas de artesanato.

No local, são oferecidos serviços como acolhimento de usuários de álcool e drogas e seus familiares, atendimento individual, atendimento em grupos, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas.

O serviço realiza cerca de 500 atendimentos mensais. Para ser atendido no Caps ad, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento está localizado na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.