Notícias

Caps ad promove atividades para lembrar Dia de Combate às Drogas

Palestra sobre o tema fez parte da programação

O Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (Caps ad) de Cachoeiro está promovendo ações alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho). Voltadas aos usuários do serviço, que oferece tratamento gratuito a dependentes químicos, as atividades começaram na segunda-feira (24) e seguem até sexta (28).

Na manhã desta quinta (27), no próprio equipamento, localizado no bairro Otton Marins, teve apresentação de dança do Centro de Convivência Vovó Matilde e palestra sobre o tema com psicólogo. À tarde, os participantes assistiram à videorreportagem “Novas Guerras da Velha Luz”, sobre a região conhecida como “Cracolândia”, em São Paulo.

Já nesta sexta, haverá, a partir das 14h30, uma apresentação de teatro da Guarda Mirim, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset) que tem como um das suas metas a prevenção ao uso de drogas entre estudantes.

“Essas ações são bem relevantes e servem como alerta para a população sobre os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Além disso, dão mais visibilidade à oferta de tratamento de dependentes em álcool e drogas na rede pública de saúde”, afirma a coordenadora do Caps ad, Maria da Consolação Torres Lima.

Semana de atividades

A semana de atividades também contou com ações fora do Caps ad. Na Praça de Fátima, teve distribuição de materiais educativos, aulão de zumba, exposição de artesanatos confeccionados pelos usuários do serviço e apresentação do Centro de Convivência Vovó Matilde. O evento ainda teve o apoio dos estagiários dos cursos de Psicologia, da faculdade Multivix, que ofereceram atendimentos psicológicos. Além disso, também, foram oferecidos aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e vacinação. No Caps, houve exibição de filmes que abordam a questão do uso abusivo de drogas.

Atendimento do Caps ad

Com uma equipe multiprofissional que inclui médicos e psicólogo, o Caps ad de Cachoeiro oferece atendimentos individuais e em grupo, visitas domiciliares, medicamentos e oficinas terapêuticas.

Para conseguir atendimento, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento fica na rua José Dias Lobato, 163, bairro Otton Marins (rua paralela à Linha Vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: 3522-4366.