Pandemia

Carros de som reforçam conscientização sobre uso obrigatório de máscaras

Na semana que antecede o início da aplicação de multa para quem não usar máscaras de proteção contra a Covid-19, a Prefeitura de Cachoeiro reforça as ações de conscientização em bairros e distritos por meio de carros de som.

“Atenção! Use máscara sempre que sair de casa. Ela é uma proteção contra o coronavírus, por isso, fique atento: a partir do dia 1º de junho, quem estiver sem máscara pode ser multado”, diz a mensagem veiculada.

Dois carros estão sendo usados na ação, que começou, na manhã desta segunda (24), pelos bairros Centro, Aeroporto, Boa Vista, Central Parque, Marbrasa, Elpídio Volpini (Valão), Teixeira Leite, llha da Luz e Rubem Braga.

O trabalho segue até sábado (29), com oito horas diárias de veiculação do comunicado – das 10h às 14h e das 16h às 20h.

Outras ações

O trabalho de conscientização coordenado pela Prefeitura para o uso obrigatório do item de proteção tem outras duas frentes.

Desde o início de maio, agentes comunitários de saúde e de endemia estão percorrendo as áreas mais movimentadas da cidade, duas vezes por semana, para abordar, principalmente, pessoas transitando sem máscara nas ruas, a fim de verificar o conhecimento delas a respeito da obrigatoriedade do uso do item, de reforçar a importância dessa proteção e de alertá-las sobre o início da aplicação de multa para quem descumprir a regra, a partir de junho. Mais de 3 mil pessoas sem máscara foram orientadas nas ações.

Além disso, artistas credenciados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), também têm realizado o trabalho de orientação, a partir de uma abordagem mais lúdica. Vestidos de personagens conhecidos da ficção, como Batman e a Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, eles percorrem a área central da cidade chamando a atenção para a necessidade do uso da máscara.

“Esses são trabalhos cujo objetivo é despertar a consciência das pessoas em relação à importância do uso da máscaras em ambientes públicos. Ainda estamos vivendo numa pandemia que já vitimou milhões de pessoas pelo mundo e as medidas preventivas precisam ser levadas a sério. Em nossa cidade, há um ano temos um decreto que ressalta a obrigatoriedade do uso da máscara e, mais recentemente, passamos a ter um que pune, com multa, quem desobedece isso. É importante esclarecer que o objetivo é a segurança de todos, e é por isso que é indispensável que todos trabalhemos para um mesmo propósito”, salienta o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.