Unidade de Saúde da Mulher

Casa Rosa completa um mês de atendimento às mulheres de Cachoeiro

Local reúne diversos serviços de saúde voltados para o público feminino
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta semana, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” completou um mês de atendimentos ao público feminino de Cachoeiro.

Inaugurada no último dia 1 de agosto, a Casa Rosa é o primeiro equipamento público voltado, exclusivamente, aos cuidados com a mulher, com oferta de serviços em diversas especialidades médicas, e representa uma grande conquista para a rede municipal de saúde.

O espaço possui uma ampla e moderna estrutura, que realiza de atendimentos simples de triagem a procedimentos de pequena e média complexidade.

Um dos destaques é a disponibilidade de um aparelho de ultrassonografia, que tem facilitado o acesso ao exame. Até o momento, já foram realizados quase 60 procedimentos desse tipo na Casa Rosa.

Outra importante frente de atendimento é o acompanhamento pré-natal, que conta com uma equipe multidisciplinar, composta por ginecologista, dentista, enfermeira, dentre outros profissionais, que dão suporte às gestantes durante todas as fases da gravidez.

Além disso, o local conta com um auditório para o desenvolvimento de atividades de formação e ações de conscientização. Desde o início do funcionamento, quatro palestras e três capacitações sobre temas relacionados à saúde da mulher já foram promovidas no espaço.

“A Casa Rosa é uma grande conquista para Cachoeiro. Agora, as mulheres podem contar com um espaço dedicado a elas, com estrutura e equipamentos de altíssima qualidade, o que fortalece, ainda mais, nossa rede municipal de saúde”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Atendimento na Casa Rosa

Com horário de funcionamento das 7h às 16h, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” está situada na subida da rua Costa Pereira, Centro e atende pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município – a lista com endereço de todas pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus.

Principais serviços oferecidos na Casa Rosa

– Ginecologia;

– Psicologia;

– Nutrição;

– Odontologia;

– Consultas de pré-natal de alto risco;

– Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);

– Programa de planejamento familiar com inserção de DIU;

– Orientações sobre métodos contraceptivos com solicitação de laqueadura das trompas;

– Realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites B e C);

– Ultrassonografias (obstétrica, obstétrica com doppler, morfológica e transvaginal)

– Sala de vacinação;

– Apoio e acompanhamento em episódios de violência.